Como Walt Disney salvou Pinóquio?
Recreio
Em 1940 a Disney lançava “Pinóquio”, seu segundo longa animado e que se tornou um de seus clássicos. A animação conta a história do Pinóquio, um fantoche de madeira criado por Gepeto, que tenta provar ser digno para se tornar um garoto de verdade pela Fada Azul. O que poucos sabem, é que o filme poderia ser bem diferente do que conhecemos hoje em dia, uma vez que Walt Disney teve que interferir durante a produção da animação.
A casa do Mickey Mouse relançou em 2017 a história de Pinóquio em versão Blu-ray, onde conta com um material inédito, que mostra um pouco dos bastidores do processo de criação do filme. No vídeo até então secreto, podemos conferir que por trás da produção da história do boneco de madeira, havia ao menos 78 artistas envolvidos. Tudo isso é transmitido por uma anedota de Pete Docter, diretor de “Monstros S.A” e “UP – Altas Aventuras”.
O problema é que todos os artistas envolvidos queriam mostrar suas habilidades na animação, o que resultou em um longa que demorou dois dias para ser exibido para Walt Disney. Após ver todo o material, o cineasta começou a pensar que a produção estava seguindo o caminho para se tornar um desastre. Sem muita escolha, ele teve que realizar alguns cortes no longa para salvar todo o projeto.
Segundo o historiador J.B. Kaufman, o estúdio tinha o objetivo de reduzir a animação à sua “essência narrativa” (via Screenhant), ou seja, ter uma narrativa mais tensa e eficiente. E o resultado final virou uma responsabilidade dos animadores.
Se Walt Disney não tivesse feito esse corte, talvez “Pinóquio’ não tivesse chamado tanto atenção do público e até mesmo não ter se tornado um dos clássicos do estúdio.
Live-action
Em 2022, a Disney lançou o live-action de Pinóquio. A produção, lançada no Disney+, é estrelada por Benjamin Evan Ainsworth, que interpretou o menino de madeira e Tom Hanks que deu vida a Gepeto. Além deles, o filme conta com outros nomes: Cynthia Erivo, Keegan-Michael Key, Joseph Gordon-Levitt, Luke Evans, Sheila Atim, Jamie Demetriou, Lorraine Bracco, Giuseppe Battiston e Lewin Lloyd. Relembre o trailer!