Home
Entretenimento
Conheça a história das Filhas de Atlas, as grandes vilãs de 'Shazam! A Fúria dos Deuses'
Entretenimento

Conheça a história das Filhas de Atlas, as grandes vilãs de 'Shazam! A Fúria dos Deuses'

publisherLogo
Recreio
16/03/2023 18h56
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/15467517/original/open-uri20230316-18-rxogn?1678994094
©Divulgação/ Warner Bros. Pictures
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

O novo filme da DC, "Shazam! A Fúria dos Deuses" acompanha a família Shazam enfrentando uma grande ameaça divina formada por Hespera (Helen Mirren) e Kalypso (Lucy Liu), as filhas do Deus Atlas, que acreditam que a equipe de heróis não merece os superpoderes que detêm, e estão prontas para expressar toda a sua raiva em uma grande batalha.

Isso porque, os poderes de Shazam são concedidos por Atlas e mais quatro homens importantes, onde suas iniciais formam o nome que Billy Batson evoca para deixar de ser um adolescente e se transformar em um super-herói. São eles: 

Salomão: filho de David e importante rei de Israel que concede sabedoria 

Hércules: filho de Zeus, Hércules representa a força 

Atlas: O grande titã concede vitalidade 

Zeus: O deus do Olimpo é responsável pelo poder 

Aquiles: O herói grego é a representação da coragem

Mercúrio: O mensageiro de Zeus concede supervelocidade 

Mas, qual é a história de Hespera e Kalypso?

Fugindo da tradição, as personagens que na primeira sequência de ‘Shazam’ surgem como vilãs, foram criadas exclusivamente para o filme, assim, não há nenhuma menção a dupla nos quadrinhos da DC que possa explicar suas histórias de origem.

Mas, ainda que não haja uma narrativa de fundo nas páginas do estúdio, Hespera e Kalypso tem seus feitos contados através de textos antigos e da comunicação boca a boca há anos, ganhando algumas versões de onde vieram através dos mitos gregos.

Começando por Hespera, a deusa é apresentada como a representação do crepúsculo, que ao lado de suas irmãs, Egle, no início da tarde; e Erítia, a luz do meio do dia, formava o trio que recebe o nome de Hespérides.

As versões que tentam explicar quem são os pais das três divindades são diversas, mas as mais populares entre elas afirmam que elas são filhas da noite (Nix) e da escuridão (Érebro); ou ainda, resultados do amor que surgiu entre a luz celeste (Éter) e a luz do dia (Hemera).

Há relatos que afirmam também que Hespera e suas irmãs são filhas de Atlas, um titã que aparece com frequência nas HQs da DC, e que na mitologia, foi condenado por Zeus a sustentar os céus para sempre, ainda que seja constantemente representado segurando sobre os seus ombros a terra.

Quanto a Kalypso, ela é comumente descrita como a filha dos titãs Oceano e Tétis, sendo conhecida como a ninfa do mar, ainda que existam versões (como a do filme) que a coloquem como herdeira de Atlas e da ninfa Pleione.

A deusa tem sua história abordada em 'Odisseia', poema escrito por Homero. No texto, o protagonista da trama, Ulisses, naufraga na costa da ilha Ogígia, onde é socorrido por Kalypso, que acaba se apaixonando pelo herói. Apaixonada e disposta a não perder o seu grande amor, a deusa mantém Ulisses preso por 7 anos, até que Zeus a obriga a libertá-lo, e como consequência, acaba quase enlouquecendo de saudade.

Leia a matéria original aqui.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também