Home
Entretenimento
Conheça as 5 cidades mais antigas do mundo
Entretenimento

Conheça as 5 cidades mais antigas do mundo

publisherLogo
Recreio
26/11/2022 16h00
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/15312168/original/open-uri20221126-18-1afhh91?1669450276
©Pixabay
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

No Brasil, elas começaram a surgir a partir do ano 1530, quando a colonização em nosso país teve início. Mas algumas cidades ao redor do mundo começaram a ser habitadas há milhares de anos. Conheça as cinco cidades mais antigas que ainda existem!

1. Jericó (Palestina)

A primeira ocupação aconteceu por volta de 9600 antes de Cristo. A campeã em idade é citada várias vezes na Bíblia e ainda é mais antiga do que o livro sagrado dos cristãos. Cercada por uma muralha, tem diversas construções milenares. As ruínas, paredes e montanhas fazem parte da história de muitas civilizações, como a bizantina (que veio depois do Império Romano). Atualmente, há pouco mais de 20 mil pessoas vivendo por lá.


2. Damasco (Síria)

A segunda cidade mais antiga foi ocupada por volta de 9000 antes de Cristo. Capital síria, é a segunda cidade mais populosa do país, com mais de 4 milhões de habitantes. No passado, era uma das principais rotas comerciais entre Oriente e Ocidente. Hoje, as construções mais antigas ficam numa parte chamada de cidade velha. A área moderna, mais recente, concentra universidades, embaixadas, monumentos e edifícios.


3. Aleppo (Síria)

Habitada desde 5000 antes de Cristo, ela é mencionada pela primeira vez em tabuletas cuneiformes, de cerca de 3000 antes de Cristo, que falam sobre a importância comercial e militar do lugar — mas acredita-se que seja dois mil anos mais velha do que esse registro. Por causa da localização, entre o mar Mediterrâneo e a antiga Mesopotâmia (atual Iraque) — região considerada uma das mais importantes da Antiguidade —, Aleppo era muito movimentada e foi ocupada por diferentes povos.


4. Biblos (Líbano)

Ela empata na estimativa de tempo de existência com Aleppo, na Síria. Os gregos antigos iam até Biblos para comprar papiro, o ancestral egípcio do papel. Assim, o termo Biblos ficou ligada a papiro e deu origem à palavra biblioteca. Foi daí que a nome de Biblos deu origem à palavra biblioteca. Por lá, hoje em dia, existem ruínas de templos, sarcófagos, teatros e igrejas.


5. Xian (China)

Ocupada por volta de 4000 antes de Cristo, Xian é o limite oriental da Rota da Seda. Durante o século 11 antes de Cristo, se tornou um centro comercial e industrial do país. A cidade é conhecida pelo Exército de Terracota, um grupo de guerreiros feito de barro, construídos durante a dinastia Qin. Eles estão no Mausoléu do imperador Qinshi Huangdi.


+Saiba mais sobre a História por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

O livro da história, de Vários autores (2017) - https://amzn.to/2A6nAaa

Sapiens - Uma Breve História da Humanidade, de Yuval Noah Harari (2015) - https://amzn.to/2Wbw5JF

Box Heródoto: História, de Heródoto (2019) - https://amzn.to/2YDVnBK

As Cruzadas: Uma História, de Jonathan Riley-smith (2019) - https://amzn.to/3bf9HTH

Notre-Dame: A história de uma catedral, de Ken Follett (2020) - https://amzn.to/3dohpMQ

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Recreio pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/3doipA

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2WBSheM

Leia a matéria original aqui.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também