Conheça 'Chandu, O Mágico', programa que inspirou Doutor Estranho
Recreio
Com estreia realizada em março de 2022, “Doutor Estranho no Multiverso da Loucura” tem como protagonista Stephen Strange, um ex-cirurgião que se torna um aprendiz da magia, recebe a responsabilidade de viver como um Mago Supremo e por fim se torna o Mestre das Artes Místicas.
Apesar da origem do personagem como um herói já ter sido retratada nas histórias em quadrinhos da Marvel há décadas, e fazer parte da narrativa de “Doutor Estranho” (2016), a inspiração para a criação de Strange tem raízes ainda mais profundas.
Criado em 1963, Doutor Estranho teve sua concepção realizada por Stan Lee e Steve Ditko, mas para o desenvolvimento do Mestre das Artes Místicas, a dupla teve como motivação um antigo personagem conhecido como “Chandu, O Mágico”.
Chandu, quem?
“Chandu, O Mágico” foi um popular programa de rádio criado por Harry A. Earnshaw e Raymond R. Morgan. Com sua primeira transmissão nos anos 1930, a obra foi ao ar posteriormente nos anos 1940 e 1950.
Na produção, Chandu tinha como missão proteger a humanidade de todas as ameaças malignas e, para isso, o mágico era detentor de habilidades como teletransporte e projeções de ilusões e de sua forma astral.
Além disso, o personagem ganhou ainda um seriado para cinema, que recebeu o nome de “The Return of Chandu” (O Retorno de Chandu, em tradução livre), onde o ator Béla Lugosi deu vida ao papel de Chandu, o Mágico.
A série, que contém 12 episódios, foi exibida nas telonas a partir de primeiro de outubro de 1934. No entanto, no ano seguinte, sua forma original foi revista e a produção foi relançada como dois filmes: “The Return of Chandu” e “Chandu on the Magic Island”.
Cada filme tinha 65 minutos de duração e os episódios foram divididos da seguinte forma:
"The Return of Chandu" — capítulos 1, 2, 3 e 4
"Chandu on the Magic Island" — capítulos 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11 e 12
Qual o enredo?
Vale lembrar que o seriado “The Return of Chandu” acompanha Frank Chandler, um homem que detinha poderes mágicos e que passou boa parte de sua existência no Oriente, onde ele é conhecido como "Chandu o Mágico".
No enredo, Frank é apaixonado por Nadji do Egito, uma princesa que está sendo procurada por um grupo conhecido como Seita de Ubasti, onde acreditam piamente que, com o sacrifício da princesa, poderão ressuscitar o corpo de sua última Alta Sacerdotisa, Ossana.
Assim, durante toda a trama, Frank e sua família enfrentam vários desafios para proteger a princesa Nadji da seita de Ubasti, utilizando tanto os meios mágicos, quanto os não mágicos.