Crepúsculo: 5 acontecimentos dos livros que foram proibidos de serem alterados nos filmes
Recreio
Lançada originalmente entre os anos de 2005 e 2008, a saga literária “Crepúsculo”, escrita pela autora americana Stephenie Meyer, foi um dos maiores sucessos dos anos 2000. A franquia chamou tanto a atenção que ganhou sua própria adaptação para os cinemas, que também caiu no gosto do público e é extremamente adorada até os dias atuais.
No entanto, assim como qualquer adaptação, os longas precisaram seguir algumas regras impostas pela escritora, que pediu para que determinados aspectos da trama não fossem alterados. Confira alguns deles!
1. Habilidades mecânicas de Jacob
Nos livros, Jacob reconstruiu um Volkswagen Rabbit com peças que tinha sobrando e frequentemente dirigia o carro por Forks durante toda a saga. Apesar de, nos filmes, a habilidade mecânica do lobo não aparecer tanto, podemos ter um pequeno indício em “Lua Nova”, quando o mesmo ensina Bella a andar de moto.
2. Características físicas dos Cullen
No início da produção dos filmes, a diretora Catherine Hardwicke tinha o desejo de diversificar a família Cullen, sem deixá-los muito parecidos fisicamente. No entanto, segundo o portal ScreenRant, a ideia foi negada pela autora, que pediu para que os personagens fossem assim como descritos nos livros, com a “pele pálida e brilhante”.
3. Nada de dentes longos
Da mesma forma, Meyer também barrou a ideia dos roteiristas de colocar os vampiros da saga com dentes longos — e, desta vez, a ideia foi apoiada pela diretora. Conforme repercutido pelo ScreenRant, a sugestão estava presente no primeiro roteiro escrito por Mark Lord para a MTV, e que também contava com inúmeras alterações na história. O portal afirma que, após ler o script, Hardwicke teria jogado o texto no lixo, e decidido começar tudo de novo para se manter o mais fiel possível à história original.
4. Proibido matar personagens
Ainda no primeiro roteiro escrito por Mark Lord, outra mudança presente no texto era a morte de Carlisle Cullen, líder do clã Cullen, e Charlie Swan, pai de Bella. Após Catherine descartar todo o texto de Lord, Meyer exigiu que todos os personagens que estavam no livro e não morreram nas páginas estavam proibidos de serem mortos nos cinemas. A escritora ainda teria concluído afirmando que os roteiristas poderiam matar apenas personagens novos, sem mexer no destino dos originais.
5. "Há quanto tempo você tem 17 anos?"
Conforme descrito por um artigo publicado pelo jornal The New York Times, a cena em que Bella pergunta para Edward há quanto tempo ele possui 17 anos estava na lista de Stephenie dos momentos que não poderiam ser alterados já que, para a escritora, a adaptação não seria a mesma caso essa sequência não existisse. Por isso, na versão que assistimos nos cinemas, é possível reparar que até algumas falas dos personagens são exatamente as mesmas presentes nos livros.