Home
Entretenimento
Crônicas de Nárnia: O destino de Susana que não aparece nos filmes
Entretenimento

Crônicas de Nárnia: O destino de Susana que não aparece nos filmes

publisherLogo
Recreio
02/01/2025 20h49
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16431598/original/open-uri20250102-18-sbn557?1735851422
©Reprodução/Disney
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Criada pelo autor irlandês C.S. Lewis, a franquia literária de “As Crônicas de Nárnia” está prestes a ganhar uma nova adaptação em live-action pela Netflix, com direção de Greta Gerwig (Barbie). Segundo um relatório divulgado em dezembro de 2024 pelo Bloomerang, a produção está prevista para estrear em dezembro de 2026.

Essa, no entanto, não será a primeira adaptação da franquia que nos apresenta as aventuras dos irmãos Pevensie no mundo mágico de Nárnia. Em meados dos anos 2000, a Disney adaptou para os cinemas três dos sete livros do universo: “O Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa” (2005), “Príncipe Caspian” (2008) e “A Viagem do Peregrino da Alvorada” (2010).

Segundo informações repercutidas pelo portal TecMundo, apesar do primeiro longa ter sido um enorme sucesso, as duas outras produções não tiveram o retorno esperado de bilheteria, fazendo com que o estúdio descartasse a ideia de adaptar as outras obras literárias.

Por este motivo, nos cinemas, o público não teve a oportunidade de descobrir sobre a criação de Nárnia, ou de acompanhar o destino final dos irmãos Pevensie, incluindo o triste final de Susana — fatos explicados nos livros.

O que acontece com Susana no final de ‘As Crônicas de Nárnia’?

Sendo a segunda mais velha entre os irmãos Pevensie, ao final de “Príncipe Caspian”, o poderoso leão Aslan anuncia à Susana e Pedro que os dois não irão mais retornar Nárnia por já estarem crescidos, e terem aprendido tudo o que deveriam naquele mundo.

[CUIDADO! O TEXTO A SEGUIR POSSUI SPOILERS]

Após retornarem à Inglaterra, enquanto Pedro decidiu continuar morando com o professor Digory Kirke, para seguir seus estudos e entrar na faculdade, e Edmundo e Lúcia foram morar com seus tios Arnaldo e Alberta, pais de Eustáquio, Susana viajou com seus pais para os Estados Unidos para focar em sua educação.

Cena de 'As Crônicas de Nárnia: O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa' (2005)
Cena de 'As Crônicas de Nárnia: O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa' (2005) - Reprodução/Disney

Anos depois, Pedro, Edmundo, Lúcia e todos os outros humanos que já visitaram Nárnia — incluindo o professor Digory, Eustáquio, Jill e Polly —, recebem uma visão do rei Tirian, o atual governante de Nárnia, clamando por ajuda, já que a terra mágica estaria sendo destruída por Aslan que, após perceber que o mundo se corrompeu, teria decidido destruir e começar tudo de novo, sendo essa uma espécie de metáfora ao Dia do Julgamento apresentado na Bíblia, conforme explica o ScreenRant.

Com isso, todos decidem retornar à Nárnia pela última vez — menos Susana. Nos livros, descobrimos que a garota perdeu a fé em Nárnia, e se tornou uma mulher que se importa apenas com maquiagens e compromissos sociais e, por isso, teria sido a única que não recebeu o chamado de Tirian.

Infelizmente, enquanto Pedro, Edmundo e Lúcia, ao lado de seus pais e os outros amigos de Nárnia se preparavam para retornar ao mundo mágico, todos acabam mortos em um acidente de trem, que os leva diretamente para a terra que já governaram.

Ao chegarem lá, o Pevensie mais velho é questionado por Tirian de porque apenas uma de suas irmãs estava presente. Suspirando, o rei explica que Susana não era mais uma amiga de Nárnia como eles, com Eustáquio completando seu raciocínio ao afirmar que, hoje, a garota se refere ao reino apenas como um mundo da fantasia criado por eles como brincadeira quando eram menores.

Jill ainda finaliza dizendo que, atualmente, Susana “só pensa em lingeries, maquiagens e compromissos sociais. Aliás, ela sempre foi louquinha para ser gente grande”.

Cena de 'As Crônicas de Nárnia: A Viagem do Peregrino da Álvorada' (2010)
Cena de 'As Crônicas de Nárnia: A Viagem do Peregrino da Álvorada' (2010) / Crédito: Reprodução/Disney

Após isso, o grupo encontra o poderoso leão criando o apocalipse e convocando apenas os verdadeiros Narnianos para acompanhá-lo ao País de Aslan, um local semelhante ao paraíso.

Os Pevensie, ao lado dos outros amigos de Nárnia, são selecionados, e Pedro se torna o responsável por fechar permanentemente a passagem entre Nárnia e o mundo dos humanos, fazendo com que Susana passe a viver sozinha e sem família já que, apesar de seus familiares estarem vivos no País de Aslan, em nosso mundo, todos faleceram no acidente de trem.

Leia também: As Crônicas de Nárnia: 5 fatos dos livros que ficaram fora dos filmes

Leia a matéria original aqui.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também