Crônicas de Nárnia: Por que Susana não retorna para Nárnia no último livro?
Recreio
Atualmente, os fãs da franquia “As Crônicas de Nárnia” aguardam ansiosamente pelo lançamento da nova adaptação da franquia de livros, que possui estreia prevista para dezembro de 2026, e contará com a direção de Greta Gerwig, cineasta conhecida por seu trabalho no live-action de “Barbie”.
Apesar de ainda não existir confirmação, rumores apontam que a nova produção deverá adaptar o livro “O Sobrinho do Mago”, primeiro na cronologia do universo, responsável por apresentar todo o processo de criação de Nárnia, anos antes da chegada dos irmãos Pedro, Susana, Edmundo e Lúcia Pevensie.
Vale lembrar que, nos anos 2000, a Disney realizou a primeira adaptação cinematográfica da franquia, porém, recriou apenas três dos sete livros: “O Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa” (2005), “Príncipe Caspian” (2008) e “A Viagem do Peregrino da Alvorada” (2010).
Por este motivo, aqueles que não tiveram a oportunidade de ler as obras literárias não acompanharam momentos importantes da trama, como o trágico destino dos irmãos Pevensie
O que acontece com os Pevensie no final de ‘As Crônicas de Nárnia’?
[CUIDADO! O TEXTO POSSUI SPOILERS]
No último livro da franquia, “A Última Batalha” (1956), Pedro, Edmundo e Lúcia, ao lado do professor Digory, Eustáquio, Jill e Polly, os outros amigos de Nárnia, retornam ao reino mágico após receberem uma visão com um pedido de ajuda do rei Tirian, afirmando que a região estava sendo destruída.
Acontece que, na ocasião, Aslan criou um apocalipse do mundo encantado, pois percebeu que a terra que criou estava corrompida, e precisava ser reconstruída. Com isso, enquanto se preparavam para retornar, os Pevensie, junto com seus pais e os outros amigos de Nárnia, morrem em um acidente de trem.
No final, a tragédia acaba servindo de portal para Nárnia, onde lá eles são convocados por Alan para o acompanharem ao País de Aslan, um local semelhante ao paraíso, com Pedro fechando para sempre a passagem entre o mundo mágico e o dos humanos.
Apesar do chamado de Tirian ter aparecido para seus irmãos, Susana foi a única que não retornou para Nárnia e, consequentemente, acaba sendo deixada sozinha após a morte de seus familiares, e sua passagem para o País de Aslan.
Mas, por que Susana não retornou para Nárnia?
A resposta surge também no livro “A Última Batalha” (1956), onde é revelado que Susana perdeu a fé em Nárnia, e não acredita mais no mundo mágico ou em tudo o que já viveu por lá.
Quando os sete amigos de Nárnia retornam ao mundo mágico e se encontram com o rei Tirian, o monarca pergunta a Pedro sobre o paradeiro de Susana, com o Pevensie mais velho o explicando que a irmã “já não é mais amiga de Nárnia”.
Eustáquio também diz que, atualmente, a garota acredita que o local não passa de uma brincadeira de fantasia que eles costumavam fazer quando eram crianças. Além disso, Jill também afirma que Susana “agora só pensa em lingeries, maquiagens e compromissos sociais”.
Leia também: As Crônicas de Nárnia: Quais são todos os livros da saga?