Disney: Frozen e Cinderela realmente possuem uma conexão?
Recreio
Nos últimos anos, a presença de easter eggs nos filmes vem se tornando algo cada vez mais comum, e muito amado pelo público. Apesar de estar ganhando mais popularidade agora, essa é uma prática realizada pelos estúdios há muitos anos — e a Disney pode ser considerada uma das maiores especialistas quando o assunto é referências em suas produções.
Em praticamente todos os filmes realizados pela Casa do Mickey podemos encontrar referências a outros longas da empresa, sendo elas claras ou escondidas, como é o que acontece em “Frozen: Uma Aventura Congelante”, que conta com um easter egg de outra princesa da Disney que quase ninguém percebeu.
Clássica transformação
No livro “Disney Princess: Beyond the Tiara”, lançado no ano passado, a autora Emily Zemler revelou um easter egg presente na cena de “Let It Go”, um dos pontos altos do filme, que faz referência a uma outra clássica sequência da Disney: a transformação de Cinderela.
A cena acontece após Elsa revelar seus poderes para todo o reino, e fugir para as montanhas, onde constrói um grandioso castelo de gelo, e transforma a roupa que estava usando em um novo vestido, assim como acontece em Cinderela, que tem suas vestimentas rasgadas transformadas em um belo vestido pela Fada Madrinha.
Becky Bresee, animadora de “Frozen”, afirma no livro que utilizou a cena de Cinderela como inspiração para a transformação de Elsa. “Durante anos, observei a transformação da Cinderela repetidas vezes e sabia como isso era bonito”, comentou.
No entanto, apesar de ambas as sequências retratarem a transformação de vestidos através de magia, elas possuem uma grande diferença: a forma como tudo aconteceu.
Principal diferença
Em Cinderela, a roupa da princesa é transformada pela Fada Madrinha, e acaba sumindo após o badalar da meia-noite, voltando a ser um vestido velho e cheio de rasgos. Enquanto isso, Elsa é a responsável por criar seu próprio vestido, que permanece com ela por todo o filme.
Segundo o portal ScreenRant, esse ato apresenta uma grande mudança feita pela Disney em relação às princesas com o passar dos anos, dando mais autonomia para as personagens. Antigamente, era comum que as princesas dependessem de outros nomes na trama para que algo fosse realizado, como é o caso de Cinderela, que conseguiu se tornar algo que gostaria de ser apenas por algumas horas com a ajuda da Fada Madrinha.
Hoje em dia, elas são retratadas de forma mais independente e empoderada, como é o caso de Elsa, que transformou seu próprio vestido sem precisar mudar quem ela é e por quanto tempo quisesse.