Home
Entretenimento
Entenda a linha do tempo completa de 'Wicked' e 'O Mágico de Oz'
Entretenimento

Entenda a linha do tempo completa de 'Wicked' e 'O Mágico de Oz'

publisherLogo
Recreio
23/11/2024 12h00
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16404688/original/open-uri20241123-17-1ybltsd?1732363484
©Reprodução/Universal Pictures/MGM
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Já está em cartaz nos cinemas brasileiros o filme “Wicked”, que estreou na última quinta-feira, 21, e adapta o renomado musical da Broadway de mesmo nome, que se passa no universo de “O Mágico de Oz”, obra literária escrita por L. Frank Baum em 1900, focando na história de Glinda, a Bruxa Boa do Norte, vivida no novo lançamento por Ariana Grande, e Elphaba, a Bruxa Má do Oeste, interpretada por Cynthia Erivo.

A trama, que surgiu como um livro em 1995, e foi adaptada para o teatro musical pela primeira vez em 2003, conta com uma enorme legião de fãs espalhados pelo mundo. No entanto, aqueles que estão conhecendo a história pela primeira vez podem ficar um pouco confusos com as ligações entre “Wicked” e “O Mágico de Oz” — mas não se preocupe, a RECREIO explica tudo!

A linha do tempo de 'Wicked' e 'O Mágico de Oz'

Antes de tudo, para entender “Wicked”, é preciso conhecer a história de “O Mágico de Oz”. Na obra, Dorothy, a protagonista, vai parar em um mundo mágico quando sua casa é levada por um forte ciclone, com a residência caindo em cima da Bruxa Má do Leste, irmã da Bruxa Má do Oeste, a Elphaba.

Ao chegar no novo universo, a menina é recepcionada por Glinda, a Bruxa Boa do Oeste, que a presenteia com os sapatinhos de rubi que pertenciam à bruxa falecida, e lhe informa que, para voltar para casa, precisará da ajuda do Mágico de Oz.

Dorothy e Glinda em 'O Mágico de Oz' (1939)
Dorothy e Glinda em 'O Mágico de Oz' (1939) / Crédito: Reprodução/MGM

Em seu caminho em busca do Mágico, Dorothy conhece um Espantalho que sonha em ganhar um cérebro, o Homem de Lata que deseja ter um coração, e o Leão Covarde, que almeja ter mais coragem, partindo juntos para a Cidade das Esmeraldas.

Quando finalmente se encontram com o Mágico de Oz, o quarteto é desafiado pelo homem a roubar a vassoura da Bruxa Má do Oeste para ter seus sonhos realizados — e eles conseguem cumprir a missão, derretendo Elphaba, sendo esse o ponto em que começa “Wicked”.

[CUIDADO! O TEXTO A SEGUIR POSSUI SPOILERS DE ‘WICKED’]

O primeiro ato da peça, assim como a primeira parte do filme, começa com o povo do mundo mágico celebrando a morte de Elphaba, quando Glinda chega e é questionada por um dos moradores se é verdade o boato de que as duas eram amigas. Surpreendendo a todos, a Bruxa Boa do Norte confirma a informação, e começa a contar a história de vida da Bruxa Má do Oeste.

Glinda inicia explicando que Elphaba nasceu verde, pois é fruto de uma traição de sua mãe, que havia bebido um elixir verde e acabou tendo relações com um outro homem fora do casamento. Também é neste momento que é apresentado Nessa, a irmã da Bruxa Má, que é cadeirante.

Nessa e Elphaba em 'Wicked' (2024)
Nessa e Elphaba em 'Wicked' (2024) / Crédito: Reprodução/Universal Pictures

Quando mais velhas, as irmãs passam a frequentar a Universidade de Shiz, aonde boa parte da história é ambientada. Ao chegarem na instituição, Elphaba e Glinda acabam sendo selecionadas como colegas de quarto e, de início, não se suportam, mas acabam se tornando amigas após muita convivência.

Glinda e Elphaba em cena de
Glinda e Elphaba em cena de "Wicked" / Crédito: Reprodução/Universal Pictures

No decorrer da trama, surgem alguns triângulos amorosos que se tornam extremamente importantes para a ligação entre “Wicked” e “O Mágico de Oz”. Na obra, Glinda é apaixonada pelo príncipe Fiyero, que possui uma paixão secreta por Elphaba, enquanto sua irmã Nessa é apaixonada por Boq, que nutre um forte amor por Glinda.

O grande drama envolto nessa primeira parte acontece, pois o governo de Oz quer que os animais parem de falar, algo que Elphaba é extremamente contra. Em uma de suas aulas na Universidade Shiz, o professor bode das protagonistas acaba sendo preso e substituído por um homem, que traz um pequeno leão enjaulado para a classe. Após acidentalmente colocar todos para dormir, Elphaba consegue libertar o animal que, futuramente, se torna o Leão Covarde de “O Mágico de Oz”.

Leão Covarde em 'O Mágico de Oz' (1939)
Leão Covarde em 'O Mágico de Oz' (1939) / Crédito: Reprodução/MGM

O primeiro ato se encerra após ela e Glinda finalmente se encontrarem com o Mágico de Oz, e descobrirem que ele era o mandante do plano para calar os animais, fazendo com que a bruxa de pele esverdeada se torne procurada.

A segunda parte se inicia anos depois, quando Elphaba vai visitar sua irmã, Nessa, e a leva de presente os famosos sapatinhos vermelhos que futuramente seriam de Dorothy, e são capazes de dar superpoderes e fazer com que a garota, que era cadeirante, pudesse andar.

Com sua nova habilidade, Boq, que estava em um relacionamento com Nessa, decide deixá-la, pois, além de nunca ter sido verdadeiramente apaixonado por ela, acredita que a garota não precisaria mais dele. Com o término, Nessa enfeitiça o ex-amado, o deixando sem coração e o transformando no Homem de Lata.

Homem de Lata em 'O Mágico de Oz' (1939)
Homem de Lata em 'O Mágico de Oz' (1939) / Crédito: Reprodução/MGM

O Governador, que segue em busca de Elphaba, decide tentar atraí-la colocando sua irmã em perigo, e manda um ciclone atrás delas — o mesmo que leva a casa de Dorothy para o mundo mágico, fazendo com que a residência caia em cima de Nessa, marcando o início de “O Mágico de Oz”.

Cena do filme 'O Mágico de Oz' (1939)
Cena do filme 'O Mágico de Oz' (1939) / Crédito: Reprodução/MGM

Desesperada tentando proteger Fiyero a qualquer custo, Elphaba acaba o enfeitiçando acidentalmente, transformando o príncipe no Espantalho.

Espantalho em 'O Mágico de Oz' (1939)
Espantalho em 'O Mágico de Oz' (1939) / Crédito: Reprodução/MGM

O momento em que Elphaba captura Dorothy é quando a linha do tempo de “Wicked” e “O Mágico de Oz” se cruzam, e se tornam a mesma até a morte da Bruxa Má do Oeste. Enquanto a obra de 1900 acaba quando a bruxa falece, e Dorothy volta para casa, a trama de 1995 continua, mostrando Glinda encontrando o chapéu e o elixir verde e descobrindo que, durante todo esse tempo, o verdadeiro pai de Elphaba era o Mágico de Oz.

A história acaba com Fiyero indo no local em que Elphaba foi derretida, e sendo surpreendido ao encontrá-la viva. Os dois então fogem juntos, sem que ninguém saiba do que aconteceu com eles, para viverem seu amor felizes e em paz.

Leia também: A participação surpresa em 'Wicked' que ninguém imaginava

Leia a matéria original aqui.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também