Espelho Mágico é o verdadeiro vilão de 'Branca de Neve'? Teoria explica
Recreio
"Branca de Neve e os Sete Anões" chegou aos cinemas em 1937 apresentando a jovem princesa título do filme fugindo de seu castelo e passando a morar com um grupo de anões na floresta após ser considerada a mais bela da terra pelo espelho mágico. Isso porque, ela tem sua vida ameaçada por sua madrasta, a Rainha Má, que é quem detinha tal reputação antes da enteada e está disposta a qualquer coisa para voltar a ser considerada a mulher de mais beleza entre todas do mundo.
A adaptação do conto de fadas dos irmãos Grimm se tornou o primeiro longa-metragem animado, não só da Disney, mas também da história do cinema, assim como a personagem Rainha Má transformou-se na primeira vilã da Casa do Mickey ao antagonizar a história da princesa.
Mas, e se a grande vilã do filme não seja a madrasta de Branca de Neve, mas sim, seu espelho mágico? Essa teoria que surgiu no Reddit foi abordada pelo portal Screenrant, onde é explicado que o objeto foi responsável por impulsionar as ações vilanescas da poderosa rainha.
Como assim?
A ideia se baseia na seguinte constatação: O Espelho Mágico é quem ou o que impulsiona as atitudes da Rainha Má, pois é através das informações que repassa para ela, que sentimentos como raiva e inveja são aflorados na personagem, e são esses que os levam a cometer as maiores atrocidades do reino.
Isso acontece, pois, as coisas que ele conta a ela, de certa forma, atingem a vaidade da madrasta, que, desde sempre, considera sua beleza seu atributo mais destacável. Sabendo disso, ele usa o fato de saber de tudo como um poder sobre a Rainha, e como a forma perfeita para que ela siga seu plano.
Que plano é esse?
A teoria defende que as ações do Espelho são realizadas de forma totalmente consciente, afinal, ele não é um objeto inanimado. Além disso, o portal ScreenRant defende que o possível plano, é, na verdade, uma forma de garantir sua vingança. — Vingança contra quem?
Para entender é necessário voltar as origens do objeto. Na animação, é explicado que o Espelho Mágico abriga um escravo, ou melhor, um espírito aprisionado. Ainda assim, não é revelado no desenho como ele foi parar nas mãos da Rainha Má e nem por qual motivo ele foi condenado a viver daquela maneira.
Com isso, há margem para interpretar e especular o que aconteceu, sendo algumas das possibilidades, que ele tenha sido preso contra a sua vontade apenas para satisfazer os desejos da vilã, ou que tudo tenha acontecido como forma de punição devido a alguma coisa ruim que tenha feito no passado.
Desta forma, seria plausível a ideia de que ele estivesse contando tudo para a madrasta de Branca de Neve, acreditando que ela se perderia na própria vaidade, conhecendo por esse motivo o seu fim, de alguma forma.
Vale lembrar ainda que a teoria traça uma conexão com o Espelho Mágico de “A Bela e a Fera”, que constantemente mostra a Bela a imagem exata que a colocará em perigo ou terá problemas, reforçando que há algo nos espelhos que possa inclinar as pessoas para o mal.
Realmente vilão?
A verdade é que todas as ações da Rainha Má foram tomadas por ela mesma, sem que o Espelho Mágico a dissesse para fazer, afinal, ele só a concedia informações. Mas, por mais que a detentora do trono do reino seja realmente perversa, as atitudes dela poderiam ter sido evitadas caso o objeto não tivesse lhe dito tantas coisas, como quando ela acredita que Branca de Neve morreu, mas o Espelho lhe diz onde a princesa está escondida.
Desta forma é possível concluir que a Rainha Má é realmente a vilã, mas que o Espelho Mágico facilitou muito para que suas atitudes ruins fossem tomadas.