Existe uma rivalidade entre Taylor Swift e Olivia Rodrigo?
Recreio
Lançada em 8 de setembro, a faixa “The Grudge”, do álbum “Guts” de Olivia Rodrigo, se tornou assunto no X (antigo Twitter), após os fãs da cantora começarem a especular que a faixa seria destinada a uma antiga inspiração da cantora: Taylor Swift. Ouça!
Na faixa, Olivia reflete sobre uma alguém que traiu sua confiança e levou tudo que ela amava — e é daí que parte a teoria de que a faixa é para a loirinha. Isso porque, Rodrigo, que é uma Swiftie assumida, teria uma boa relação com Taylor até 2021, quando teve que ceder parte dos direitos de royalties e composição de duas de suas faixas para a dona dos hits “Look What You Made Me Do” e “Bad Blood”.
A notícia passou a circular os meios de comunicação em julho daquele ano, onde, segundo o The Guardian (via Hollywood Forever), Taylor foi creditada e recebeu 50% dos royalties de "Deja Vu" devido às semelhanças com a música "Cruel Summer", de Swift, assim como de “1 Step Forward, 3 Steps Back” do disco “Sour”, já que há uma interpolação de “New Year's Day”, do disco “Reputation”, de Taylor.
A ideia de que as duas não são mais amigas ganha força não só pelo pedido de Taylor e sua equipe para a co-autoria duas músicas, mas também pelo fato de que, Swift escolheu a suposta rival de Olivia, Sabrina Carpenter, para abrir “Eras Tour” na América Latina.
Os fãs também listam a falta de interação pública de Rodrigo e Taylor na edição deste ano do Grammy, como um dos pontos que evidenciam que as coisas não andam bem, assim como acreditam que “The Grudge” não seria a primeira música dedicada a relação de Olivia e Swift, já que "Vampire", também reflete sobre alguém que se aproveitou dela.
Mas, realmente existe uma rivalidade entre Taylor Swift e Olivia Rodrigo?
Os boatos de que as faixas seriam sobre Taylor foram comentados por Olivia pela primeira vez em 2 setembro:
Como eu respondo isso?", disse ela ao The Guardian (via E!News). "Quer dizer, eu nunca quero dizer sobre quem é qualquer uma das minhas músicas. Eu nunca fiz isso em minha carreira e provavelmente nunca farei. Eu acho que é melhor não classificar uma música como se fosse só sobre uma coisa".
O assunto voltou a ser pauta de novas entrevistas de Rodrigo nesta terça-feira, 12, quando a artista foi perguntada pela revista Rolling Stone (via Hugo Gloss) se havia brigado com Swift. Ela respondeu que não possui nenhum tipo de desentendimento com algum artista, além de reforçar quem são seus verdadeiros amigos.
Não tenho rixa com ninguém", afirmou. Estou muita tranquila. Eu sou reservada. Tenho meus quatro amigos e minha mãe, e essas são realmente as únicas pessoas com quem falo. Não há nada a dizer. Existem tantas teorias de conspiração no Twitter. Eu só olho para essas teorias de conspiração alienígena."
A cantora também falou sobre "Sour", que além de Taylor, também teve mais uma música com direitos compartilhados com outros artistas, já que os compositores de "Misery Business", do Paramore, surgem nos créditos de "Good 4 U".
Fui pega um pouco desprevenida", confessou. "Na época foi muito confuso e eu era inexperiente, inocente e ingenua. Não foi algo em que eu tenha me envolvido muito", admitiu. "Foi mais de equipe para equipe. Então, eu não seria a melhor pessoa para responder", explicou.