Harry Potter: Dumbledore era viajante do tempo? Entenda a teoria
Recreio
É verdade que na franquia “Harry Potter”, Dumbledore sempre tinha conselhos e avisos imprescindíveis. Muito experiente, o feiticeiro parecia estar sempre à frente dos perigos que estavam por ocorrer, visto que suas falas sempre serviam de alerta para os aluno de Hogwarts.
Dentre as situações em que o bruxo deixou claras advertências, está a vez em que ele disse que Hermione Granger, que coisas terríveis poderiam acontecer com aqueles que usassem o Vira-tempo de forma incorreta, visto que a garota, queria colocar o objeto mágico em uso durante “Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban” (2004) para conseguir focar em todas as suas aulas — mas como ele poderia saber disso?
Buscando responder à pergunta, o usuário do Reddit, HuntingTheWumpus, criou uma teoria, que afirma que o Diretor da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, era, na verdade, um viajante do tempo que abusou dos poderes do Vira-Tempo.
Como assim?
A ideia ganha força a partir de uma observação importante sobre Dumbledore, visto que ele lidava com a perda de uma pessoa muito importante: Ariana Dumbledore, sua irmã. Dessa forma, após o falecimento dela, ele passou a se dedicar nos estudos da magia, descobrindo, entre muitas coisas, como usar o Vira-tempo.
Para contextualizar, o Vira-tempo permite que bruxos realizem viagens no tempo, podendo ir para trás ou para frente na linha temporal. Mas não é tão simples, o uso do objeto pode mudar como os eventos acontecem, além de causar grandes perigos a quem usa, tanto é que, para usar o objeto, é necessário conseguir uma autorização do Ministério da Magia.
Com esse conhecimento, de início, Dumbledore teria usado o objeto para voltar ao passado e tentar corrigir erros, assim como salvar sua irmã. No entanto, por mais que voltasse no tempo por diversas vezes, o destino de Ariana não mudava, na verdade, o que alterava era como a tragédia ocorria.
Ainda assim, conforme novas condições eram estabelecidas pelo viajante no tempo, mais ele se tornava preso a essas ações, — constatação que teria motivado o conselho que ele deu a Hermione, assim como a sua desistência de tentar mudar o passado.
Segundo o CBR, ele ainda teria decidido usar essa experiência como forma que vantagem, colocando seus entes queridos, e ele mesmo, em uma posição de sucesso contra os inimigos.