H.E.R.B.I.E: Tudo o que você precisa saber sobre o robô do Quarteto Fantástico

Recreio






Com o trailer oficial de 'Quarteto Fantástico: Primeiros Passos', foram apresentadas novas imagens de H.E.R.B.I.E, o robô intergaláctico que acompanhará a família de heróis na missão de proteger a Terra do controle de Galactus, o qual ainda não havia surgido em versões live-action; veja:
Já no trailer, é possível notar que H.E.R.B.I.E é uma companhia imprescindível para o quarteto, e sua presença é sempre cercada de fofura. Mas, você sabe como o robô foi criado ou a sua história de origem? A verdade é que há muito o que descobrir sobre o personagem; veja:
Quando H.E.R.B.I.E foi criado?
Criado por Stan Lee e Jack Kirby, H.E.R.B.I.E teve a sua estreia oficial nos quadrinhos realizada em "Quarteto Fantástico #209", publicado em 1979.
No entanto, o personagem já havia sido visto anteriormente na TV, já que em 1978 ele apareceu em 'The New Fantastic Four', série produzida pela DePatie–Freleng Enterprises e pela Marvel Comics Animation, que surgiu como sequência uma série de 1967 produzida pela Hanna-Barbera Productions.
Na animação, que contou apenas com 13 episódios, ele foi incluso para substituir Johny Storm, também conhecido como Tocha Humana, personagem cujos direitos estavam reservados para Universal Studios, produtora que faria um filme solo do herói, o qual nunca viu a luz do dia.
Qual a origem de H.E.R.B.I.E?
Tanto é que a realidade inspirou a origem oficial de H.E.R.B.I.E Isso porque, nos quadrinhos, ele, cujo nome real é "Humanoid Experimental Robot B-Type Integrated Electronics", ou "Robô Experimental Humanoide B-Type Eletrônica Integrada", recebe a explicação de que teve o design inspirado na série.
Isso porque, Reed Richards, o Senhor Fantástico, foi quem criou o robô em conjunto com o Mestre Xar dos extraterrestres Xandarianos, os quais usaram tecnologia Xandariana para criar o robô. Nas HQs, ele explica que o visual de H.E.R.B.I.E veio de um projeto que passou meses desenvolvendo com um estúdio de animação para uma série animada do Quarteto Fantástico dentro do universo dos quadrinhos. O herói também justifica que o personagem foi criado no desenho animado para substituir Johnny, que estava "fora da cidade" quando os contratos para a série foram assinados.
No entanto, a motivação para a criação de H.E.R.B.I.E nos quadrinhos não tem nenhuma conexão com o Tocha Humana. Na verdade, ele foi desenvolvido para ajudar a equipe a formar uma aliança com Galactus, visto que eles precisavam derrotar um ser conhecido como a Esfinge. No fim, o robô serviu o seu propósito, mas havia um segredo sobre a sua existência que ninguém desconfiava.
Acontece que um antigo vilão do Quarteto Fantástico, o Doutor Sun, havia transferido sua mente para os computadores Xandarianos e, quando H.E.R.B.I.E ganhou forma, o antagonista transferiu a sua mente para o robô. Doutor Sun assumiu o controle de H.E.R.B.I.E por diversas vezes, sabotando missões da equipe de heróis e até mesmo ameaçando a vida dos super-humanos até que o robô tomasse uma decisão drástica: se sacrificar enquanto destruía o computador principal e a si para acabar com o vilão.
Eventualmente, Senhor Fantástico construiria um novo H.E.R.B.I.E, visto que o robô ganhou diversas versões, as quais ajudam a família de heróis não só a salvar o mundo, mas também a manter os filhos da família Storm a salvo, já que muitas vezes atua como babá.
Vale mencionar que as versões originais do robô possuem "capacidade de voo, interface com computadores, scanners infravermelhos, braços retráteis, bobinas metálicas retráteis que podem envolver um alvo e espuma extintora de incêndio", como revela a Marvel em seu site oficial.
O mito sobre a criação de H.E.R.B.I.E
Por fim, há uma curiosidade interessante que os fãs de Quarteto Fantástico devem saber sobre H.E.R.B.I.E. Quando o personagem surgiu na animação de 1978, surgiu um mito sobre a real motivação do robô ter sido colocado como substituto do Tocha Humana: o computador analógico havia se tornado membro da equipe devido a uma preocupação dos estúdios de que as crianças se inspirassem em Johnny e se incendiassem para imitá-lo. A ideia não passa de uma lenda, é claro.
Vale lembrar que a primeira versão live-action de H.E.R.B.I.E poderá ser vistas nos cinemas em 25 de julho nos Estados Unidos.


