HYBE fala sobre BLACKPINK em documento: 'famoso-por-ser-famoso'
Recreio
Na última semana, durante a auditoria do Comitê de Cultura, Esportes e Turismo da Assembleia Nacional, realizado em 24 de outubro, foi revelado um “relatório da indústria musical” criado pelo conglomerado HYBE e composto por 18 mil páginas, onde é possível encontrar uma série de comentários maliciosos relacionados a grandes artistas de outras empresas de k-pop, incluindo a famosa Big3, composta por YG Entertainment, SM Entertainment e JYP Entertainment.
Após a auditoria, cerca de 20 páginas do relatório vazaram nas redes sociais, enfurecendo os fãs de inúmeros artistas. Entre os inúmeros grupos mencionados, podemos encontrar nomes como SEVENTEEN, aespa, IVE, BTS, RIIZE, BABYMONSTER, NewJeans e o BLACKPINK, que teve sua popularidade questionada pelos funcionários do conglomerado.
Conforme repercutido pelo Koreaboo, em parte do documento, a HYBE afirma que o poder de bilheteria do BLACKPINK só é relevante na Ásia e na Europa, não sendo forte o suficiente em mercados como Japão e América do Norte, além de dizer que o girlgroup só ganhou notoriedade após sua performance no Coachella.
“Parece que seu poder de bilheteria não é tão forte no Japão e na América do Norte, mas eles ainda estão atraindo bons números na Ásia e na Europa. Após seu show em Kaohsiung, suas músicas começaram a entrar nas paradas novamente em Taiwan. Embora Taiwan e Hong Kong sejam mercados menores e possam não parecer muito impactantes, fãs postando filmagens de shows de um local com uma plateia lotada beneficiam a imagem do grupo”, escreve a empresa no documento.
Vale lembrar que, em 2023, a turnê “BORN PINK WORLD TOUR”, do BLACKPINK, que contou com 66 apresentações em 22 países, incluindo os Estados Unidos, entre outubro de 2022 e setembro de 2023, foi eleita a turnê mais vista de um grupo feminino de k-pop, contando com a presença de 1,8 milhões de fãs.
Além disso, o relatório também aponta observações relacionadas à popularidade individual de Jisoo, Jennie, Rosé e Lisa, e o impacto de suas fancams solo em shows, onde o relator critica o grupo afirmando que sua popularidade atual se deve a uma fama pré-existente.
“Elas têm feito muitas turnês ultimamente, com um aumento notável em câmeras de fãs de close-up de membros individuais. BLACKPINK é praticamente o caso clássico de um grupo 'famoso-por-ser-famoso', então reunir provas de seu estilo de vida de estrelas de primeira linha pela Ásia é um bem valioso para elas”.
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