Home
Entretenimento
HYBE X ADOR: Tudo o que já sabemos sobre a investigação
Entretenimento

HYBE X ADOR: Tudo o que já sabemos sobre a investigação

publisherLogo
Recreio
22/04/2024 14h33
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16176964/original/open-uri20240422-18-ck8wjf?1713797029
©Reprodução/Youtube/Bloomberg Television/걸스 온 파이어 X KPOP JAMM
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Nesta segunda-feira, 22, a HYBE iniciou uma auditoria contra a sua subsidiária ADOR. Isso aconteceu após a companhia detectar tentativas da ADOR de se tornar independente, fazendo com que a HYBE solicitasse uma assembleia de acionistas e, visando tomar as rédeas da subsidiária, tomasse as primeiras medidas de controle.

Mas, o que foi encontrado e decidido até agora? A RECREIO reuniu tudo o que já se sabe sobre o caso HYBE X ADOR. Leia:

Antes de mais nada: o que é auditoria?

Auditoria, nada mais é que uma investigação das atividades exercidas por uma empresa a fim de verificar se o funcionamento da mesma está conforme as regras estabelecidas em contrato. Nesse caso, a ação foi aplicada após suspeita de que a ADOR estaria planejando deixar de ser parcialmente controlada pelo grande conglomerado HYBE.

Acontece que a HYBE detém uma participação de 80% na ADOR, enquanto os 20% restantes são detidos pela CEO, Min Hee Jin, e pela administração da ADOR.

Vale lembrar: Min Hee Jin foi diretora criativa e membro do conselho da SM Entertainment antes de se tornar responsável por fundar a ADOR, marca que está por trás do sucesso do grupo feminino NewJeans.

As acusações

Segundo o portal Koreaboo, Min Hee Jin está tentando desvencilhar a ADOR da HYBE desde o início deste ano, visto que a CEO teria recebido consultoria externa para assumir a total gestão da ADOR, onde teria arquitetado um plano para que a HYBE vendesse sua participação de 80% para investidores conhecidos pela gestão da ADOR.

O plano, segundo o portal, incluia divulgação de informações sobre a HYBE que dessem a entender que a empresa fazia exigências injustas à ADOR, e que diversos dados já haviam sido vazados por Min Hee Jin e por dois vice-CEOs, que não tiveram os nomes revelados, mas que teriam vindo também da SM Entertainment.

Outra acusação é de que Min Hee Jin e os dois vice-CEOs teriam tentado influenciar a opinião pública de forma negativa contra grupos e idols da HYBE, com intuito de sujar a reputação do conglomerado.

Resultado da auditoria

Na auditoria, foi confirmado que um dos CEOs guardava informações comerciais sigilosas da HYBE, que foram tornadas públicas. 

Além disso, nos relatórios, também foi revelado que houve contratações inadequadas de funcionários e vazamento de informações confidenciais dos recursos humanos da HYBE, bem como de idols da empresa.

HYBE pede que CEO Min Hee Jin deixe o cargo

Como resultado, na inspeção, a HYBE pediu a renúncia de Min Hee Jin ao cargo de CEO da ADOR, assim como teria nomeado um diretor adicional da ADOR da HYBE, já que ambos os atuais diretores da ADOR vieram da SM Entertainment.

Min Hee Jin se pronuncia

Após a confirmação da auditoria vir a público, Min Heejin também se pronunciou. No comunicado, a CEO deu sua versão dos fatos, além de revelar que desavença com a HYBE foi resultado de um suposto plágio do ILLIT, visto que alega que o novo girlgroup da Belift copiou o conceito do NewJeans.

Leia abaixo o comunicado completo:

Esta é a ADOR Co, Ltd (doravante denominada ADOR e CEO Min Hee Jin).

A fim de proteger os artistas da nossa agência, NewJeans, bem como para o desenvolvimento saudável da indústria musical e cultural do nosso país, faremos a nossa declaração oficial sobre a questão do 'ILLIT copiando o NewJeans'.

A HYBE mantém um sistema multi-selo, de forma a permitir que cada empresa produza a sua própria música de forma independente, valorizando a diversidade cultural. ADOR é um desses rótulos. Mas, ironicamente, a produção cultural alcançada pela ADOR e pelo artista da nossa empresa NewJeans foi a mais severamente violada pela HYBE.

Uma das gravadoras da HYBE, BeLift Lab, estreou o ILLIT em março de 2024, um grupo feminino de 5 membros. Depois que as fotos teaser do ILLIT foram divulgadas, houve uma reação explosiva online de que as pessoas pensaram que 'era NewJeans'. O cabelo, a maquiagem, os looks, a coreografia, as fotos, os vídeos e até os eventos do ILLIT, etc., todas as suas atividades como celebridades têm copiado os NewJeans. Houve comentários de que ILLIT é 'o estilo de Min Hee Jin', 'o tipo de Min Hee Jin' e o ‘estilo NewJeans', etc.

Bang Si Hyuk, da HYBE, participou da produção do álbum de estreia do ILLIT. A cópia do NewJeans pelo ILLIT não foi realizada apenas pela BeLift Lab como marca, mas é algo que também preocupa a HYBE. Como empresa líder no K-Pop, a HYBE foi cegada pelos lucros e está copiando conteúdos culturais de sucesso sem qualquer hesitação. Em vez de mostrar algo novo, estão simplesmente produzindo banalidade.

A NewJeans está atualmente se preparando para um comeback em maio. Mas o ILLIT evocou o NewJeans durante o período em que elas não estavam promovendo. Graças ao surgimento de um tipo de grupo semelhante, a imagem do NewJeans foi consumida e arrastada para debates desnecessários, sendo usada como assunto entre fãs e público, preocupando-os e cansando-os. As pessoas que fizeram isso acontecer, HYBE e BeLift Lab, estão lucrando com isso, mas quem está sofrendo danos são ADOR e NewJeans.

Tem havido opinião de que, como ambos somos rótulos da HYBE, as semelhanças entre NewJeans e ILLIT são razoáveis. Além do mais, também houve reações em que sentiram que a ADOR e o NewJeans concordaram com a cópia. Estou esclarecendo as coisas, pois essas reações são mal-entendidos absolutos. Sob uma estrutura multi-selo, cada gravadora pode produzir a música que deseja de forma independente, e só porque você está sob o mesmo guarda-chuva, isso não lhe dá o direito de copiar a produção cultural de outra gravadora.

E a ADOR nunca permitiu que ninguém, seja HYBE, BeLift Lab ou qualquer outra pessoa, copiasse a produção do NewJeans. A ADOR não quer que o ILLIT e o NewJeans estejam ligados de forma alguma. Não temos intenção de permitir que ninguém se promova usando o título de 'quem e quem é o grupo dongsaeng', só porque eles estrearam sob o guarda-chuva HYBE.

A ADOR expressou suas objeções à HYBE em relação à cópia do NewJeans pela BeLift Lab, bem como às sucessivas questões relacionadas ao tratamento dado pela HYBE ao NewJeans. Mas a HYBE não reconheceu o erro da BeLift Lab, estava ocupada dando desculpas e ganhando tempo enquanto adiava a resposta.

Então, hoje, 22 de abril de 2024, a HYBE revelou que está planejando tomar medidas para demitir a CEO Min Hee Jin, gerando preocupações de que a HYBE esteja planejando destruir o valor da ADOR. Ao mesmo tempo, HYBE está tentando usar a mídia para manchar o nome de Min Hee Jin com alegações ridículas de tentativa de roubo de HYBE. Como proteger as conquistas culturais do NewJeans pode significar prejudicar os resultados financeiros da ADOR e significar que Min Hee Jin está tentando roubar os direitos executivos da ADOR? Parece que há outro motivo difícil de entender.

HYBE e BeLift Lab não pediram desculpas por este incidente. Em vez disso, parece que eles acreditam que tudo isso irá desaparecer se Min Hee Jin for expulsa da ADOR. A ADOR esgotará todas as opções legais para proteger as conquistas culturais do NewJeans e para proteger o grupo de mais plágio.

Há uma chance de que HYBE e BeLift Lab reúnam as diferenças entre ILLIT e NewJeans e as ampliem antes de sua estreia para enterrar este incidente. Com o passar do tempo, há uma chance de que o mal-entendido dos fãs e do público aumente. Por causa disso, a ADOR divulgou esta declaração após discuti-la com nossos advogados e com o NewJeans. Esperamos que, através disso, HYBE e BeLift Lab reconheçam seus erros, respeitem as conquistas culturais dos outros e (em vez de plagiarem) contribuam para a indústria do entretenimento de nosso país através de trabalho árduo e criatividade.

Obrigado”.

HYBE sofre queda nas ações após início da auditoria 

Após o caso ser repercutido na mídia, as 15h30 KST (03:30h do mesmo dia, horário de Brasília), o preço das ações da HYBE estava em ₩212.500 KRW (cerca de R$ 806,4375), com uma queda de 7,81% em comparação com o preço de fechamento do dia anterior de ₩230.500 KRW (cerca de R$ 874,7475).

É necessário lembrar que o caso continua em andamento.

Leia a matéria original aqui.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também