Lilo & Stitch: como Stitch será feito no live-action?
Recreio
Lançado em 2002, o filme animado "Lilo & Stitch", da Disney, será adaptado em live-action pela primeira vez! O longa-metragem foi confirmado em 2018 e teve as gravações encerradas em março deste ano.
Na trama, a garotinha havaiana que ama animais e o criminoso alienígena — o qual é um dos mais procurado pela galáxia — disfarçado de cachorro que acabam tendo as vidas entrelaçadas quando ela o adota após encontrá-lo em um canil. Sem saber que o pet azul não pertence à Terra, Lilo viverá diversas aventuras ao lado de Stitch até que ele consiga a chance de estar no planeta legalmente e assim poderem dar sentido ao conceito de "Ohana" ao formarem uma bela família.
Para que a história dirigida por Chris Sanders seja contada com atores reais e em cenários realistas, a produção conta com a estreante no cinema Maia Kealoha, para dar vida a Lilo; Sydney Agudong (Infamously in Love), para interpretar a irmã de Lilo, Nani; Kaipot Dudoit (My Partner), na pele do par romântico de Nani, David Kawena e tantos outros que gravaram as cenas no Hawaii Film Studio, na ilha de Oahu e na região de Kaneohe, localizada no Condado de Honolulu.
Mas, e Stitch, quem irá fazê-lo ganhar forma nas telonas dos cinemas?
Vale destacar que além de personagens humanos, alguns alienígenas também serão representados por figuras de carne e osso, como Jumba, Pleakley e Cobra Bubble, que serão vividos pelos atores Zach Galifianakis (Se Beber, Não Case!), Billy Magnussen (A Franquia) e Courtney B. Vance (Law & Order: Criminal Intent), respectivamente.
No entanto, esse não será o caso de Stitch. O adorável ser azul será inserido na pós-produção, visto que será feito por CGI; veja a primeira imagem divulgada:
O que é CGI?
A tecnologia usada para criar Stitch é comum no mundo dos jogos, cinema e televisão! Como o nome já diz, o CGI, sigla para Computer-Generated Imagery, corresponde as imagens geradas por computador, normalmente em 3D, inseridas no momento de edição de um filme/programa/clipe para criar lugares, personagens ou efeitos especiais.
Desafio para os atores?
Como Stitch não é vivido por um ator, não o ver e não poder interagir com ele fisicamente poderia ser um desafio para os intérpretes dos demais personagens. No entanto, Maia Kealoha afirmou que resolveu o impasse com um único truque: usando a imaginação!
"Eu diria que você tem que ter muita imaginação para perceber, tipo, 'ah, talvez eu devesse fingir que ele é real' para que eu possa dizer, 'é, eu consegui, eu consegui'", começou explicando ao Entertainment Weekly sobre como lidou com o CGI. “Então, vou pegar outro filme, e talvez tenha um burro falando. Nós vamos ficar tipo, 'Uh, isso não é real.' E você tem que ser, tipo, você tem que imaginar isso.”
Será possível ver como Stitch se encaixou na história em breve, visto que "Lilo & Stitch" tem lançamento marcado para o dia 22 de maio de 2025 no Brasil, um dia antes do lançamento nos Estados Unidos.