Nada de 'Branca de Neve': Descubra qual animação deveria ter sido o primeiro filme da Disney
Recreio
No ano de 1937, a Disney revolucionava a indústria cinematográfica com o lançamento de “Branca de Neve e os Sete Anões”, a primeira animação no formado longa-metragem da história. Até os dias de hoje, o filme é reconhecido por seu grande avanço na história das animações, porém, tudo isso quase não aconteceu.
Isso porque, inicialmente, Walt Disney quase lançou outro filme no lugar da trama sobre a princesa: o clássico “Bambi”. A adaptação do romance lançado por Felix Salten em 1923 já era um interesse do estúdio há muito tempo, porém, acabou apresentando algumas dificuldades de produção, já que o conto original era voltado para adultos, contendo cenas sombrias demais para uma obra da Disney.
Além disso, a equipe de animadores da época também mostrou dificuldades em desenhar os veados em uma forma mais realista. Assim, foi decidido que a melhor opção era adiar o filme, colocando outro lançamento em seu lugar.
Conforme dito no livro “Disney Princess: Beyond The Tiara”, de Emily Zemler, Disney passou a analisar contos clássicos e contemporâneos que pudessem ser transformados em um longa-metragem animado. Naquele tempo, Walt já estava acostumado a usar histórias de autores como os irmãos Grimm e Hans Christian Andersen em seus curtas, e foi assim que, ao chegar em “Branca de Neve”, dos Grimm, acabou encontrando sua “história perfeita”.
Grande impacto
Na década de 30, muitas pessoas acharam loucura a ideia de Disney lançar um filme animado com uma hora de duração — afinal, isso nunca havia sido feito naquele período, que estava acostumado apenas com animações no formato de curtas. Porém, após sua estreia, as opiniões mudaram drasticamente.
Apenas em seu lançamento original, o filme arrecadou em bilheteria mais de 7,8 milhões de dólares. Hoje, após diversos relançamentos, a produção soma em bilheteria mundial um valor que supera os 418 milhões de dólares.
De acordo com a autora Emily Zemler, outro grande impacto de “Branca de Neve” foi na construção do próprio legado da Disney. A escritora afirma que, caso “Bambi” fosse lançado antes da clássica princesa, o estúdio poderia não ter feito tanto sucesso entre o público naquela época, e teria uma história completamente diferente nos dias atuais.
Para Zemler, um dos pontos cruciais do sucesso da princesa é que ela está enraizada em sua época, apresentando uma história capaz de dar esperança para um público que enfrentava um tempo de adversidade graças a Depressão. Porém, “Bambi” não seria capaz de realizar a mesma coisa já que conta com uma história mais pesada, além de focar nos perigos dos animais da floresta impostos pelo ser humano.
Desativar verificaçãoSugestões Premium