Não é a Branca de Neve: quem foi a primeira princesa da Disney?
Recreio
Se alguém te perguntar quem foi a primeira princesa da Disney, a Branca de Neve será a primeira a surgir em sua mente. Afinal, ela realmente foi a primeira personagem do estúdio a ganhar um filme em longa-metragem, lançado no ano de 1937, fazendo história no universo da animação e do cinema. Mas, você sabia que existiu outra princesa antes dela?
Em 1934, o estúdio lançou um curta chamado "A Deusa da Primavera", que fazia parte da série Silly Symphonies, e continha como personagem principal Perséfone, uma deusa grega que acabou sendo raptada por Hades, seu tio e deus do submundo. Toda a trama foi baseada em um antigo mito da Grécia Antiga denominado de “Rapto de Perséfone”, que conta praticamente a mesma história.
Cena do curta A Deusa da Primavera (1934) / Crédito: Divulgação/Disney
Teste para Branca de Neve
A produção foi feita como uma forma de teste para os recursos tecnológicos que seriam utilizados no primeiro grande projeto da empresa: Branca de Neve e os Sete Anões. Por ser o primeiro filme em que humanos seriam representados, a equipe de animação precisava testar todas as suas técnicas de movimentação e expressão para que nada desse errado no primeiro longa.
De acordo com a ex-coordenadora de estúdio do Walt Disney Family Museum, Alyssa Carnahan, em relato para o site oficial da Disney, Perséfone foi a responsável por preparar todos estes profissionais. "Apesar de Perséfone ser elástica demais para ser realista, os animadores aprenderam muito sobre o que funcionou e o que precisava ser modificado nos movimentos de Branca de Neve e de outras personagens humanas que eles produziriam para longas-metragens", comentou Alyssa.
Rascunho de Perséfone para o curta A Deusa da Primavera (1934) / Crédito: Divulgação/Disney
Além de conter grandes detalhes que acabaram sendo utilizados em Branca de Neve, como a floresta, os animais, criaturas muito parecidas com os anões e o clássico hábito de ficar segurando a saia do vestido, A Deusa da Primavera também contém referências a outras animações da Disney que seriam lançadas anos depois. Entre eles, temos um cervo extremamente similar ao Bambi, e flores que remetem a aquelas presentes no jardim de Alice no País das Maravilhas.
Perséfone realmente pode ser considerada como princesa?
Sim, ela pode! De acordo com a história e com a mitologia grega, Perséfone é filha de Zeus, o rei dos deuses e senhor do Olimpo, com Deméter, a deusa da colheita e da fertilidade. Dessa forma, seguindo as famosas regras impostas pelo estúdio, ela pode ser considerada uma princesa da Disney.
No entanto, o seu filme nunca chegou a ser distribuído comercialmente e, talvez por isso, Perséfone acaba não sendo reconhecida como a primeira princesa. Porém, ele não ficou guardado nas gavetas da Disney e pode ser encontrado em algumas plataformas da internet, como o Youtube.