Home
Entretenimento
O lugar real que inspirou o título de 'As Crônicas de Nárnia'
Entretenimento

O lugar real que inspirou o título de 'As Crônicas de Nárnia'

publisherLogo
Recreio
05/02/2025 16h30
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16456260/original/open-uri20250205-17-1mlm0e1?1738773409
©Reprodução/Disney
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Sabia que "As Crônicas de Nárnia" tem inspirações no mundo real? Entre 1949 e 1954, o autor irlandês C.S. Lewis lançou sete livros com o título contando a história de Nárnia, um lugar habitado por criaturas mitológicas e animais falantes que os irmãos Lúcia, Edmundo, Susana e Pedro Penvensie descobrem após atravessarem um portal encontrado em um guarda-roupa.

Apesar de ser uma história ficcional, a Italy Magazine noticiou em 2009 que foram encontradas possíveis evidências de que um lugar que realmente existe e pode ter inspirado o escritor.

Nárnia existe?

Acontece que reino fictício das páginas tem o mesmo nome de uma antiga cidade romana que remonta a pelo menos 299 a.C., localizada na região da Úmbria, 80 quilômetros ao norte de Roma, na Itália. Hoje, o local, mencionado nos escritos de Tácito, Lívio e Plínio, o Velho, é conhecido como Narni e tem menos de 20 mil habitantes.

Há muito tempo, rumores sobre uma provável inspiração nessa comuna italiana circulavam entre os fãs mais curiosos, já que o autor foi assistente universitário em Oxford e professor em Cambridge, assim teve que obter conhecimentos sobre grandes clássicos da literatura de todo o mundo e teria descoberto Nárnia/Narni enquanto estudava autores latinos.

A ideia, no entanto, nunca foi confirmada, mas a alusão a cidade pode ser verdadeira, já que o antigo secretário pessoal e biógrafo de Lewis, Walter Hooper, concedeu uma cópia de um atlas latino da Itália que pertenceu ao autor para um escritor local chamado Giuseppe Fortunati, e essa coleção de mapas, Lewis havia sublinhado Nárnia/Narni.

''Lewis era apaixonado pela história romana e no atlas ele traçou as rotas dos exércitos, destacando a Flaminia (estrada romana) e Nárnia em particular'', disse Fortunati em declaração repercutida pela Italy Magazine. ''Hooper disse que Lewis lhe contou que se inspirou nisso para suas Crônicas''.

Vale mencionar que Fortunati escreveu uma obra literária explorando as conexões entre a Narni da vida real e a Nárnia de Lewis intitulado "O livro de Nárnia e Narni".

Ainda assim, não há evidências de que Lewis já visitou Narni, sendo possível que a referência a cidade esteja limitada apenas ao título da história.

Leia a matéria original aqui.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também