O presidente Snow já venceu os Jogos Vorazes?
Recreio
Durante os livros e filmes do universo de Jogos Vorazes, criado pela autora Suzanne Collins, somos explicados que, para se tornar um mentor dos tributos de seu Distrito que participarão da competição, é necessário que a pessoa tenha vencido uma das edições anteriores.
No novo filme da franquia, “Jogos Vorazes: A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes”, que tem estreia marcada para o dia 17 de novembro, descobrimos logo no trailer que o jovem presidente Snow (Tom Blyth) servirá de mentor para Lucy Gray (Rachel Zegler), tributo do Distrito 12, na 10ª edição da disputa. Mas, ele já venceu os Jogos Vorazes?
Presidente Snow e os Jogos Vorazes
“A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes” será ambientada 64 anos antes dos acontecimentos de Jogos Vorazes, e irá acompanhar a história do presidente Snow jovem, que está passando por um momento difícil quando “vê uma chance de mudar seu destino quando é escolhido para ser um mentor dos Jogos Vorazes, embora se desaponte ao ser designado para uma garota pobre, tributo do miserável Distrito 12", conforme diz a sinopse oficial.
[CUIDADO, SPOILERS A SEGUIR!]
Apesar de, na trama, Coriolanus Snow ser eleito como mentor, ele nunca venceu os Jogos Vorazes. Conforme repercutido pelo portal ScreenRant, na época da décima edição, o conceito de mentores era completamente diferente daquele que conhecemos nas histórias protagonizadas por Katniss e Peeta.
Nesse período, não existia a ideia de utilizar os próprios cidadãos para mentorear os novos tributos. Além disso, a ideia inicial dos jogos era forçar os jovens de cada Distrito a vivenciar tudo aquilo que a Capital passou na época da primeira guerra de Panem, onde a população precisou se voltar um contra o outro para sobreviver. Foi exatamente neste cenário que Snow cresceu.
Mas, por que ele foi escolhido como mentor?
Durante a 10ª edição, não era obrigatório que os cidadãos assistissem os Jogos. Na verdade, as pessoas não tinham muito interesse em assistir crianças lutando por sua vida e, por isso, a audiência era muito baixa.
Naquele ano, antes do evento, a organização decidiu colocar os tributos em uma espécie de zoológico, sem acesso à comida ou atendimento médico. Com isso, muitos acabaram falecendo antes mesmo do início da competição, e aqueles que sobreviveram acabaram não resistindo por muito tempo, pois estavam muito doentes.
Para chamar a atenção do público e atrair patrocinadores, surgiu a ideia de colocar adolescentes da Capital como mentores. Dessa forma, para os 10ºˢ Jogos Vorazes Anuais, alunos do último ano foram eleitos como mentores para o projeto final de suas carreiras escolares. Caso eles tivesse sucesso, fazendo com que seus tributos vencessem, ganhariam ótimas bolsas para a universidade.