Home
Entretenimento
O que a Coreia do Norte pensa sobre o BTS? Desertores revelam
Entretenimento

O que a Coreia do Norte pensa sobre o BTS? Desertores revelam

publisherLogo
Recreio
08/01/2025 19h50
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16435858/original/open-uri20250108-18-en3fch?1736366089
©Divulgação/BigHit Music
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Atualmente, o BTS pode ser considerado como um dos grupos mais influentes do mundo. Acumulando recordes surpreendentes, Jin, RM, Suga, J-Hope, Jimin, V e Jungkook possuem uma enorme legião de fãs, denominados como ARMYs, responsáveis por transformar o boygroup em uma das maiores potências da indústria musical internacional.

Ao longo de seus quase 12 anos de carreira, o conjunto já foi responsável por lançar sucessos como “IDOL”, “Dynamite”, “Butter”, “FAKE LOVE”, “I NEED U”, “Boy With Luv” (feat. Halsey), “DNA”, entre muitos outros. Atualmente, a formação se encontra em hiato devido ao alistamento militar dos integrantes, que deve se encerrar em junho deste ano.

Com sua enorme relevância no mundo inteiro, um questionamento pode surgir entre os mais curiosos: afinal, como o BTS é visto na Coreia do Norte?

O que a Coreia do Norte pensa sobre o BTS?

Atualmente, a situação entre a Coreia do Norte e a Coreia do Sul permanece sensível, com as frotas militares de ambas as nações sempre prontas para qualquer imprevisto.

No país comandado por Kim Jong Un, por exemplo, o consumo de produtos de entretenimento sul-coreano é estritamente proibido há alguns anos, contendo sentenças duras para aqueles que forem pegos desfrutando produções do país vizinho, que podem incluir trabalho forçado ou até mesmo morte.

Líder da Coreia do Norte, Kim Jong Un
Líder da Coreia do Norte, Kim Jong Un - Mikhail Svetlov/Getty Images

Em 2024, o G1 repercutiu o Relatório de 2024 sobre os Direitos Humanos da Coreia do Norte, divulgado em junho pelo Ministério da Unificação da Coreia do Sul, contendo testemunhos de desertores norte-coreanos, onde um deles apontava a execução pública de um jovem de 22 anos por assistir e partilhar filmes e músicas da Coreia do Sul.  

Apesar de ser considerado um dos países mais isolados do mundo, o fluxo de informações e cultura externas tem se tornado uma preocupação para o governo norte-coreano, conforme destacou o jornal britânico The Guardian.

Durante uma participação no canal AYO, no YouTube, para o quadro “Comment Defenders”, os desertores norte-coreanos Kang Nara e Park Yoo Sung comentaram que a Coreia do Norte conhece o BTS, e que, inclusive, possuem sua própria visão sobre o grupo.

No vídeo, a dupla é questionada por um espectador sobre qual é a impressão dos norte-coreanos sobre o boygroup, visto que seu nome completo, Bangtan Sonyeondan, que originou a sigla BTS, significa "meninos à prova de balas" ou "escoteiros à prova de balas".

Segundo Yoo Sung, com a popularização do grupo, as pessoas da Coreia do Norte passaram a acreditar que o conjunto poderia contar com um membro norte-coreano.

“Na Coreia do Norte, quando o BTS foi lançado, muitas pessoas disseram: 'Deve haver um membro da Coreia do Norte' ou 'A pessoa que produziu o BTS deve ser da Coreia do Norte'”, relatou o desertor.

Nara completou sua fala dizendo que “Na Coreia do Norte, as pessoas diriam palavras como ‘à prova de balas’ com frequência. Além disso, há Chosun Boy Scouts na Coreia do Norte, então pode soar assim. Parece amigável”.

Confira o vídeo completo!

Leia também: Conheça o SB Boyz, o boygroup com integrantes norte-coreanos

Leia a matéria original aqui.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também