Por que Avatar demorou tanto para receber uma sequência?
Recreio
Nessa quinta-feira, 01, a CCXP trará novidades sobre “Avatar: O Caminho da Água” em um painel exclusivo que contará com a presença do produtor Jon Landau, e da atriz Zoë Saldaña, a intérprete de Neytiri no filme, no Palco Thunder by Cinemark Club, das 17h55 às 18h25.
Enquanto as novas informações não chegam, já parou para pensar o motivo pelo qual a franquia que conquistou altíssima popularidade e sucesso em diversos âmbitos demorou quase 13 anos desde o lançamento do primeiro filme para receber a confirmação de uma sequência? Caso sim e queira descobrir a resposta, basta continuar lendo!
Manter o legado
Sob os comandos do diretor James Cameron, “Avatar”, o longa-metragem de ficção cientifica lançado em 2009, revolucionou não só a maneira que a computação gráfica era utilizada nas produções cinematográficas, mas também em toda produção das obras feitas paras as telonas nos anos seguintes.
O primeiro filme foi preparado durante 12 anos inteiros e, apesar de sua aclamação e diversos pedidos de continuações por parte do público, uma nova produção não seria tão fácil de ser realizada pois, caso fosse feita com o tempo de preparação apertado, poderia não obter a mesma qualidade.
Assim, para manter o legado e excelência de “Avatar”, a 20th Century Fox e o diretor James Cameron resolveram realizar todo o processo de criação do enredo, personagens e efeitos, sem priorizar a rapidez de entrega, mas sim o compromentimento com um resultado impecável.
Tempo de produção dos roteiros
Apesar da demora, “Avatar” voltou surpreendendo o público ao confirmar um quarteto de sequências que estão sendo produzidas simultaneamente, e possuem previsão de estreia para 2022, 2024, 2026 e 2028.
No entanto, para que o desenvolvimento dos filmes funcionasse sem nenhum problema, os roteiros das obras levaram quatro anos para serem finalizados, tempo que pode ser considerado longo, mas que é pontuado por Cameron como um investimento. Em entrevista à Vanity Fair, o cineasta disse:
Os roteiros levaram quatro anos [para ficar prontos]. Você pode chamar isso de atraso, mas não é realmente um atraso, porque desde o momento em que apertamos o botão para realmente fazer os filmes, estamos funcionando perfeitamente — por causa de todo o tempo que tivemos para desenvolver o sistema. Não estávamos perdendo tempo, estávamos investindo no desenvolvimento de tecnologia e design. Então, quando todos os roteiros foram aprovados, tudo estava projetado. Cada personagem, cada criatura, cada cenário."
Espera por avanços tecnológicos
Além disso, levando em consideração o marco do primeiro filme, é provável que James Cameron tenha esperado novos avanços tecnológicos para aprimorar ainda mais os efeitos especiais e as técnicas utilizadas.
A teoria pode ter sido confirmada pelo próprio diretor que, ao falar sobre o desenvolvimento do segundo filme da franquia intitulado "Avatar: The Way of Water", afirmou que encontrou o método perfeito para as cenas embaixo d’água e, por isso, a produção da sequência avançou, conforme divulgado pelo Adoro Cinema.