Por que Medusa está diferente na série de Percy Jackson? Rick Riordan explica
Recreio
Na última terça-feira, 26, chegou ao Disney+ o terceiro episódio da série “Percy Jackson e os Olimpianos”, apresentando uma das vilãs do primeiro livro da saga escrita por Rick Riordan: Medusa, personagem conhecida por ter serpentes na cabeça no lugar de seu cabelo.
Apesar de ser retratada na trama como antagonista, a história de Medusa em seu conto original é um pouco diferente. Na mitologia, antes de virar a górgona que conhecemos, ela realizou um voto de celibato em devoção à Athena, deusa da sabedoria.
No entanto, certa noite, ela acaba se envolvendo de forma mais íntima com Poseidon, o deus do mar — onde é nessa parte que começam a surgir diferentes versões, onde algumas afirmam que o envolvimento não foi consensual. Apesar disso, ela ainda é transformada, e acaba sendo morta posteriormente por Perseu.
Durante a trama do primeiro livro escrito por Rick Riordan, boa parte desse acontecimento é cortado, devido ao público-alvo da obra. Contudo, algumas partes permanecem semelhantes, devido à ligação de Medusa com Annabeth, que é filha de Athena, e Percy, filho de Poseidon.
Já na série, a relação entre eles também acaba sendo um pouco diferente. Segundo Rebecca Riordan, esposa do autor, “a única razão pela qual Medusa não é mais desenvolvida nos livros é que era a narrativa de Percy e não temos a perspectiva dela. Foi uma das primeiras coisas sobre as quais conversamos, como não ter lentes patriarcais”.
Rick acrescenta a fala de Rebecca afirmando que “Quando era um menino de 12 anos, em 2005, não acho que ele tivesse capacidade para desconstruir o patriarcado. Ele estava olhando para isso como: 'Esta é uma mulher assustadora que está tentando me transformar em pedra'”.
No terceiro episódio da série, podemos conferir Percy, Annabeth e Grover finalmente se encontrando com Medusa, e se refugiando com ela, apesar do perigo. Durante esse momento, a górgona, com raiva da relação da filha de Athena com a deusa, decide contar toda sua história.
“Existem muitas versões dos tempos antigos sobre o que aconteceu naquele templo com Medusa, Poseidon e Atena. Quem é o culpado? Quem é o agressor? Qual é a verdadeira história? É ficção, mas certamente é importante reconhecer que há abuso envolvido aqui. Abuso de poder.", finaliza Riordan.
Com oito episódios no total, os novos capítulos de “Percy Jackson e os Olimpianos” são disponibilizados no Disney+ todas as terças-feiras. Relembre o trailer!