Por que o porquinho de Looney Tunes gagueja?
Recreio
Com lançamento realizado na década de 1930 pela Warner Bros. Animation, os Looney Tunes são personagens amados pelo público até os dias de hoje. Entre os nomes famosos da animação, temos Pernalonga, Patolino, Frajola, Piu-piu, Papa-Léguas e Gaguinho, o adorável porquinho gago.
Além de ser extremamente doce, uma das características mais marcantes de Gaguinho é exatamente o seu problema de fala. Mas, por que será que ele é gago?
A arte imita a vida
Conforme apurado pelo portal Legião dos Heróis, o grande motivo por trás da característica do personagem é que seu dublador original, o ator Joe Dougherty, que emprestou sua voz ao porquinho em sua estreia no programa animado “Merrie Melodies” (1935), também era gago.
Segundo o portal Mental Floss, Dougherty sofria de gagueira severa, e dublou gaguinho por dois anos. No entanto, curiosamente, acabou sendo demitido por não conseguir controlar a condição, fazendo com que ele perdesse as deixas das falas, causando atrasos nas produções dos episódios e gerando problemas financeiros para o estúdio.
Com a sua saída em 1937, o ator Mel Blanc, que também dava voz ao Pernalonga, acabou assumindo o papel, onde permaneceu por surpreendentes 52 anos. Contudo, diferente de Joe, a inspiração de Mel para a gagueira de Gaguinho possui uma origem bem diferente.
Blanc teria dito em declaração ao livro ‘The Magic Behind the Voices: A Who’s Who of Cartoon Voice Actors’ como ele se inspirou para criar a nova voz do personagem: “Fui a uma fazenda de porcos e chafurdei com eles e descobri que se um porco pudesse falar, ele falaria com um grunhido. É assim que Guaguinho fala — com um grunhido.”.
Controvérsias
Apesar de ser extremamente amado pelo público, no início da década de 90 o Projeto Nacional de Gagueira de São Francisco realizou um protesto em frente à Warner Bros. afirmando que o estilo de fala do personagem estava menosprezando as pessoas que realmente sofriam dessa condição.
Mesmo com o protesto, a característica do personagem nunca foi alterada. Para mostrar que o intuito não é menosprezar a gagueira, segundo o portal Mental Floss, o estúdio teria realizado uma doação de $12 mil dólares para a Stuttering Foundation of America, além de realizar uma série de anúncios denunciando todos aqueles que intimidavam pessoas com gagueira.