Por que o visual de Tiana, de 'A Princesa e o Sapo' foi alterado duas vezes em 'Wifi Ralph'?
Recreio
Tornando-se a primeira princesa negra da Disney, Tiana surgiu em 2009 por meio de “A Princesa e o Sapo”, filme que adapta a história infantil ‘The Frog Princess’, de ED Baker publicada em 2002, mostrando a jovem de Nova Orleans que trabalha duro todos os dias para um dia abrir o seu próprio restaurante enfrentando novos desafios após tentar salvar um príncipe vítima de uma maldição que o transformou em um sapo.
Mostrando que veio para ficar, em 2019, Tiana surgiu em mais uma produção da Casa do Mickey. Desta vez, a princesa surgiu em “WiFi Ralph: Quebrando a Internet”, ainda que sua aparência tenha sido retratada de forma um tanto quanto diferente, tendo, inclusive, passado por uma reformulação antes do lançamento do filme nos cinemas.
Por que o visual de Tiana de 'A Princesa e o Sapo' foi alterado em 'Wifi Ralph'?
No primeiro trailer do filme, onde as 12 princesas do estúdio aparecem reunidas, Tiana é apresentada com a pele mais clara, nariz mais fino e com cabelos cacheados, diferente da forma como o público já conhecia a personagem. Tanto é, que na época os fãs tomaram as redes sociais questionando a mudança das características da princesa, visto que a escolha da produção poderia deixar a etnia de Tiana muito ambígua.
A insatisfação geral fez com que a Disney revesse a animação com a ajuda de Anika Noni Rose, a dubladora oficial da personagem, e o grupo de defesa que faz campanha pela representação racial nos filmes de Hollywood, Color of Change. O resultado? A personagem voltou a ter traços mais representativos a sua herança afro!
Na época, a revisão no visual de Tiana foi celebrada pelo Color of Change em um comunicado, como explica o portal Metro. “A decisão da Disney de restaurar a imagem da princesa Tiana para a de uma princesa assumidamente negra com lábios carnudos, pele escura e cabelos escuros em “WiFi Ralph: Quebrando a Internet” é uma vitória para os membros do Color Of Change, crianças negras e seus pais, e o público negro que quer ver a variedade de tons, formas e tamanhos de personagens negros representados com precisão nas artes”, escreveu a organização.
Além deles, Anika Noni Rose também compartilhou sua satisfação em ver a princesa. Isso porque, a dubladora, que foi a musa inspiradora para o visual da princesa, publicou um texto em seu Instagram após a reunião com a Disney celebrando o fato da princesa ter ganhado seus atributos físicos de volta.
O texto tem a seguinte tradução:
Tenho estada muito quieta sobre este assunto porque era importante para mim fazer minha diligência antes de abordar publicamente algo tão próximo e querido ao meu coração (e face) quanto a princesa Tiana.
Neste verão, novas imagens foram divulgadas onde ela parecia muito diferente, com pele mais clara e traços muito mais nítidos. Fiquei tão surpresa quanto a maioria dos fãs. Além de meus sentimentos pessoais, observei como as pessoas se sentiam online (e em meus dms) e fiquei feliz em ver que as pessoas ainda amam e apoiam nossa princesa.
Minha equipe e eu ligamos imediatamente para o estúdio para falar sobre as mudanças visuais e, três semanas atrás, tive uma reunião pessoalmente com a equipe de “WiFi Ralph: Quebrando a Internet”, meu animador original Mark Henn e outros.
Eles explicaram como a animação CGI fez coisas diferentes com os tons de cores dos personagens em diferentes luzes em comparação com os personagens originais desenhados à mão, e pude expressar o quanto é importante para as meninas (e vamos encarar, mulheres adultas) que se sentiram representadas por ela que seu tom de pele continua tão rico quanto antes, e que seu nariz continua a ser o narizinho redondo que Mark tão lindamente representou no filme; o mesmo nariz em meu próprio rosto e em muitos outros rostinhos pretos ao redor do mundo, que raramente vemos representados na fantasia.
Quando estávamos fazendo “A Princesa e o Sapo”, nunca me esquecerei de Mark me perguntando se havia alguma coisa que eu gostaria de ver nela, e entre as primeiras coisas que eu disse estava um nariz redondo, lábios carnudos e que ela era canhota.
Ele fez questão de incorporar essas coisas ao criar minha imagem como uma princesa na época, e sentou-se comigo nesta reunião, mostrando-me os passos que estavam tomando para trazer de volta aquelas coisas que se perderam no movimento da mão desenhada para CGI.
Era importante para mim ouvir o que a Disney tinha a dizer e ter um diálogo aberto sobre legado e representação. Eles não tiveram que arranjar tempo para me fazer uma apresentação sobre o processo, mas estou muito feliz por eles terem feito isso.
Também aprecio que, até agora no processo, a Disney teve cuidado e respeito suficientes por todos os que amam a princesa Tiana e seu legado para gastar tempo e dinheiro para fazer os ajustes necessários. Ao fazer isso, eles reconhecem que o legado dela também é o legado deles; duas coisas das quais tenho muito orgulho de fazer parte.
Aqui estou deixando os estúdios após nosso encontro. Nunca cansa andar por esses corredores e fazer parte de algo tão especial. Obrigado por continuar a amar e apoiar a Princesa Tiana. Tenho certeza que você sabe que ela te ama de volta”.