TIM News utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para personalizar a sua experiência e publicidade e recomendar conteúdo, de acordo com a nossa Privacidade . Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Aceitar
Home
Entretenimento
Projeto 'Lei Hanni, do NewJeans' desperta preocupação entre internautas
Entretenimento

Projeto 'Lei Hanni, do NewJeans' desperta preocupação entre internautas

publisherLogo
Recreio
27/11/2024 15h17
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16407563/original/open-uri20241127-18-fgxp6x?1732721052
©Kim Min-Hee - Pool/Getty Images
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Em outubro deste ano, Hanni, integrante do NewJeans, compareceu à Assembleia Nacional sul-coreana, para participar da auditoria estadual do Comitê de Meio Ambiente e Trabalho, onde foram discutidas questões relacionadas a bullying no ambiente de trabalho.

Na última semana, o caso de Hanni foi oficialmente encerrado, pois, segundo a justiça sul-coreana, a artista não é considerada uma funcionária comum, e não se encaixaria às proteções contra assédio previstas na Lei de Padrões Trabalhistas.

Conforme repercutido pela Billboard, uma declaração do escritório do Trabalho sul-coreano afirma que "É difícil considerar Hanni uma trabalhadora sob a Lei de Normas Trabalhistas, então o caso foi administrativamente encerrado. Dado o conteúdo e a natureza do contrato de gestão que Hanni assinou, é difícil considerá-la uma trabalhadora sob o Labor Standards Act, que envolve trabalhar em um relacionamento subordinado por salários".

O comunicado ainda aponta que “Regras, regulamentos e sistemas da empresa que se aplicam a funcionários regulares não foram aplicados a ela (como artista)… tanto a empresa quanto Hanni dividiram os custos necessários para atividades de entretenimento. Ambas as partes arcaram com seus próprios impostos, e ela paga imposto de renda empresarial, não imposto de renda trabalhista, [...] Hanni arca com os riscos associados à geração de lucros e perdas potenciais de atividades de entretenimento.”.

Com isso, foi proposto por um membro da Assembleia Nacional sul-coreana um projeto de lei apelidado “NewJeans/Hanni Act”, que busca proteger artistas e outros funcionários com contratos especiais de assédio no local de trabalho.

Nas redes sociais, a iniciativa contou com reações diversas entre os fãs, com alguns aclamando a emenda e elogiando Hanni por estar mudando a indústria do k-pop, enquanto outros têm mostrado preocupação pela proposta ter o nome da idol vinculado.

“Acho uma ótima ideia seguir em frente com isso — artistas também precisam de proteção. Só acho que chamar de ‘Lei Hanni’ é um pouco exagerado, especialmente na mesma semana em que vemos casos reais de abuso sexual e sabemos o quão comuns eles são, junto com tantos casos reais de maus-tratos. Enquanto isso, ela foi chorar por um suposto ‘ignore-a’... algo nem sequer provado... Chame de Lei Idols, ... algo assim!”, disse o usuário calebcatsmom no Reddit.

O usuário LilDepressoEspresso também diz: "Minha opinião pessoal é que o projeto de lei é algo bom, já que amplia a proteção para mais pessoas. Usar o nome da Hanni é uma espécie de álibi por parte do político e ainda acho que o que a Hanni alega não é grave o suficiente para ser considerado assédio e bullying no local de trabalho. Mas, no geral, eu diria que é um saldo positivo".

Já no X (antigo Twitter), os Bunnies tem compartilhado diferentes opiniões. Confira:

Veja no Twitter
twitter

simplesmente uma idol jovem, mulher e vietnamita revolucionando os direitos dos idols. hanni, vc sempre será grandona https://t.co/R6aSOyRIEO

November 26, 2024
Veja no Twitter
twitter

Isso aqui é importantíssimo para proteger prestadores de serviços e não apenas funcionários com vínculo empregatício do assédio nas agências de entretenimento coreanas. https://t.co/B6XByOeFYj

November 26, 2024
Veja no Twitter
twitter

as mesmas pessoas que falaram mal da hanni e que fizeram chacota com ela vão ser as mesmas que terão os favs ajudados pela lei que vão fazer por causa DA HANNI. realmente é assim que se muda a indústria https://t.co/fjBKzjq1jE https://t.co/w4XsPimKZG

November 26, 2024

Leia a matéria original aqui.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também