Home
Entretenimento
Qual é a única princesa da Disney que tem uma estrela na calçada da fama?
Entretenimento

Qual é a única princesa da Disney que tem uma estrela na calçada da fama?

publisherLogo
Recreio
19/02/2024 19h09
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16063792/original/open-uri20240219-18-c5155h?1708369832
©Divulgação/Disney
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Com diferentes desafios, personalidades únicas e visuais marcantes, as narrativas protagonizadas pelas 13 princesas da Disney (Branca de Neve, Cinderela, Aurora, Ariel, Bela, Jasmine, Pocahontas, Mulan, Tiana, Rapunzel, Mérida, Moana e Raya) trouxeram inúmeras conquistas para o estúdio criado há mais de 100 anos por Roy e Walt Disney.

Ainda que os feitos variem entre marcar a chegada de novas e promissoras eras na empresa e a entrega de prêmios valorosos, não apenas a história do estúdio e da franquia Disney princesa, como também da indústria cinematográfica, apenas uma dessas detentoras do título da realeza conseguiu um feito ímpar em Hollywood: ser homenageada com uma estrela na calçada da fama.

Qual é a única princesa que tem uma estrela na calçada?

Branca de Neve
‘A Branca de Neve e os Sete Anões’ - Reprodução/Disney

A princesa em questão é Branca de Neve, da animação “Branca de Neve e os Sete Anões” lançada em 1937, adaptação do conto de fadas que leva o nome da personagem escrito pelos Irmãos Grimm.

Ela recebeu sua estrela no número 6910 da avenida Hollywood Boulevard, localizada em Los Angeles, Califórnia, durante a cerimônia realizada em 28 de junho de 1987, data que marcou também o 50º aniversário do filme, conforme noticiado pelo Los Angeles Times na época.

Como foi possível?

O processo que levou a garota envenenada por uma maçã a ganhar a estrela não foi detalhado pelo jornal, mas sabe-se que para ter o nome exposto em uma das calçadas mais famosas do mundo é necessário enfrentar diversas etapas, que envolvem desde indicações até o pagamento de um alto valor monetário pela estrela.

Isso porque, conforme explica o portal EXAME, para que um artista ou personagem fictício da indústria do entretenimento seja indicado (a indicação pode ser feita por estúdio ou até mesmo por fãs por meio do preenchimento de um formulário), é necessário que ele, ou um representante, assine o documento e cumpra três regras básicas: 

  1. Tenha pelo menos cinco anos de atuação na indústria;
  2. Tenha contribuído de alguma forma para a sociedade;
  3. Garanta que participará da cerimônia de revelação da estrela (essa surgiu após a nomeação de Bruce Springsteen, em 1989, visto que ele não pôde comparecer ao evento).

Branca de Neve cumpriu a todos os requisitos, já que na época, sua história já havia sido conhecida por diversas gerações e conquistado feitos impressionantes, dentre eles, se tornar a primeira animação em longa-metragem da Disney e o primeiro longa-metragem animado em cores da história, conquistas que fizeram, inclusive, com que a produção recebesse um Oscar Honorário no 11º Oscar.

Ainda assim, é preciso destacar que ao ser enviada, a indicação é avaliada por um comitê ao lado de cerca de outros 300 nomes (número médio de indicações por ano) que contribuem ou contribuíram (já que existem estrelas póstumas) para a história do cinema, televisão, música, teatro e rádio. 

Vale lembrar: Só há uma avaliação por ano, em junho, onde são definidas quais serão as novas estrelas da calçada da fama do ano seguinte. 

Após a revelação dos nomes, é preciso que os envolvidos na indicação desembolsem US$ 50 mil (cerca de RS 247.980,00, na cotação atual) pela estrela, já que o valor é usado para a confecção e manutenção da própria estrela e para financiar a cerimônia.

Leia a matéria original aqui.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também