Qual o significado dos nomes das princesas da Disney?
Recreio
Algumas das personagens mais famosas entre todos já criados pela Disney são as princesas. Inclusive, elas possuem uma franquia só delas, conhecida com Disney Princesas, e fazem muito sucesso entre os fãs do estúdio, que sempre querem descobrir mais coisas sobre as personagens.
Vale lembrar que, para fazer parte desse seleto grupo da Disney, é preciso cumprir algumas regras. Por este motivo, nem todas as princesas do estúdio fazem parte do grupo, como é o caso de Anna e Elsa, da franquia "Frozen", assim como nem todas as integrantes do conjunto são de fato da realeza, como é Pocahontas e Mulan.
Mas você já se perguntou de onde vêm os nomes das princesas e o que significam? A RECREIO te conta!
Anna
A princesa Anna, de “Frozen” tem esse nome por causa de uma brincadeira. Isso porque o nome significa “graciosa” em hebreu, o que é uma contradição com a personagem, que é muito desastrada.
Ariel
Ariel significa, em hebreu, “leão de Deus”, e é um nome inspirado no anjo Isaías, da Bíblia. Ele simboliza força e coragem, duas das características mais marcantes da sereia.
Aurora
Em “A Bela Adormecida” é dito que os pais da princesa Aurora escolheram esse nome, pois ela iluminou a vida delas como um raio de sol, uma vez que a palavra “aurora” significa a luz da manhã. O nome acaba fazendo sentido com o final do filme, quando a princesa desperta do sono profundo no começo de uma manhã.
Bela
Não basta que Bela seja a pessoa mais bonita da vila, ela também carrega beleza no nome. Mas, além de ser linda, ela também consegue ver a beleza interior das pessoas ao seu redor, inclusive na Fera. Vale lembrar que a princesa é conhecida como Belle em outros países, que é o nome mais comum na França, onde se passa a história de “A Bela e a Fera”.
Branca de Neve
Segundo o conto dos irmãos Grimm, uma rainha furou seu dedo em uma agulha e uma gota de sangue caiu no chão, que estava coberto de neve. Por algum motivo, ao olhar para o que aconteceu, ela desejou ter uma filha naqueles tons: branca como a neve, e com os lábios e bochechas vermelhas como sangue. Dessa forma, surgiu o nome Branca de Neve.
Cinderela
O live-action da Cinderela contou com uma leve explicação sobre o nome da princesa. Na produção de 2015, a personagem se chama Ella, mais é apelidada pelas irmãs postiças de Cinderela, uma vez que ela dormia perto da lareira cinzas para se aquecer e sempre acordava cheia de cinzas de fogo, sendo assim, uma mistura de cinzas com Ella.
E a versão original do conto francês não foge muitos disso. Na história, a personagem se chama Cendrillon, que significa pequenas cinzas, e também surgiu como apelido das irmãs da futura princesa.
Elsa
Além de ser a rainha do gelo, Elsa, de “Frozen”, já tem realeza no nome. Isso porque, em hebreu, o nome significa nobreza e real, o que define bem uma princesa.
Jasmine
A filha do sultão de Agrabah, reino que conhecemos em “Aladdin”, ganhou o nome de Jasmine, por conta da flor jasmim. Seguindo a cultura árabe, a planta significa “presente de Deus”, além de representar elegância, modéstia e sensualidade.
Merida
A protagonista de “Valente” se chama Merida, que significa “pérola” no idioma celta. A língua foi usada na Escócia, país onde a animação se passa, e faz sentido a princesa levar esse nome, uma vez que ela é rara como uma pérola.
Moana
O nome Moana não foi escolhido à toa para a princesa de Motonui. Ele, que é de origem polinésia, significa oceanos em várias línguas, como o taitiano e o maori. Além disso, o nome traz a importância do oceano na vida das pessoas, assim como a beleza e a vastidão dessas águas. Para finalizar, o nome também pode simbolizar uma pessoa viajante ou exploradora, duas definições perfeitas para a personagem.
Mulan
Poucas pessoas sabem, mas Mulan, em mandariam, significa magnólia, planta símbolo da nobreza e perseverança. Em uma cena da animação, o pai da guerreira chinesa coloca um botão da flor no cabelo da filha e que o desabrochar da planta significaria o amadurecimento e crescimento da personagem durante o filme.
Pocahontas
Pocahontas é a única princesa da Disney baseada em uma pessoa que realmente existiu. A personagem tem como inspiração a indígena Matoaka, e esse nome quer dizer “riacho brilhante entre as montanhas”. Já na animação, o nome original da personagem é Powhattan, que significa "brincalhona” em algoquin, um idioma nativo-americano.
Rapunzel
A inspiração para o nome Rapunzel teria vindo da flor comestível chamada de rampion que, em português, é conhecida como flor de campânula. A planta não é lembrada por ser a mais bonita, porém, consegue crescer em solos ásperos, onde é difícil para algo nascer.
É por causa disso que os irmãos Grimm escolheram esse nome, uma vez que, na versão deles da história, a princesa é sequestrada dos pais por uma feiticeira e trancafiada em uma torre alta. Ou seja, ela conseguiu viver isolada. Outro fato interessante é que a flor de campânula é roxa, o que poderia explicar o vestido roxo da Rapunzel criada pela Disney.
Tiana
Apesar de não ser uma informação oficial, acredita-se que o nome Tiana seja uma variação da palavra grega “tiani”, que significa princesa. Isso seria muito significativo, pois a protagonista de “A Princesa e o Sapo” já uma princesa mesmo antes de se tornar uma de fato.