Quem são os herdeiros de Walt Disney?
Recreio
Uma das maiores empresas de entretenimento do mundo é a The Walt Disney Company, conhecida popularmente apenas como Disney, fundada pelos irmãos Walter e Roy O. Disney em 16 de outubro de 1923. Atualmente, a companhia conta com diversas marcas, mas sempre se destacou por conta de seus filmes e parques de diversão espalhados pelo mundo.
Apesar de ter sido fundada por uma família e levar o sobrenome da linhagem, não são os herdeiros de Walt Disney que estão à frente da empresa atualmente. Hoje em dia, que comanda os negócios é Bob Iger, o CEO da companhia. Além disso, alguns investidores institucionais são responsáveis por formar um conselho dentro da corporação para tomar as decisões sobre seu futuro.
Um dos motivos pelo qual os descendentes de Disney não estão envolvidos na empresa é a vontade do próprio cineasta em deixar suas filhas e netos longe do negócio. Quem revelou isso foi Jim Korkis, um historiador da empresa, ao site Mouse Planet (via GGN). A única exceção foi seu sobrinho Roy E. Disney, que ajudou na época de revitalização da instituição em 1984.
Dessa forma, a família Disney sempre se manteve longe dos holofotes, e continua assim até os dias de hoje. Alguns dos herdeiros já se pronunciaram sobre certas polêmicas da companhia, ou participaram de forma indireta de alguns eventos da empresa, mas você sabe quem são os herdeiros da Disney? A Recreio te conta!
Herdeiros de Walt Disney
Walt Disney se casou em 1925 com Lilian Bounds, e juntos tiveram duas filhas: Diane Marie, filha biológica do casal, e Sharon Mae, filha adotiva. Diane foi fundadora do Walt Disney Family Museum (Museu da Família Walt Disney, em tradução livre) e presidente do Conselho de Administração da Walt Disney Family Foundation. Já Sharon investiu na carreira de atriz.
Marie se casou em 1954 com Ron W. Miller, e tiveram sete filhos. A primogênita de Walt Disney faleceu em 2013, aos 79 anos. Sharon teve dois casamentos: um com Robert Brown, que gerou uma filha, e o segundo com William S. Lund, onde o casal teve gêmeos. A caçula de Disney faleceu em 1993, aos 56 anos, por conta de um câncer.
Os 10 netos do icônico cineasta são envolvidos no meio artístico, mas cada um de formas diferentes, com a maioria investindo na carreira de ator ou modelo.
Herdeiros de Roy Disney
Roy Disney se casou com Edna Disney em 1925, e juntos tiveram apenas um filho, Roy E. Disney, que acabou sendo o único herdeiro da família a trabalhar diretamente com a empresa. O sobrinho de Walt Disney trabalhou nas produções das animações “Fantasia 2000” e “O Caldeirão Mágico”.
Roy E. se casou com Patricia Ann Dailey em 1955, com quem teve quatro filhos. Dentre esses herdeiros, uma acaba se destacando. Abigail Disney é documentarista e ativista, e já deixou claro em diversas entrevistas que nunca se sentiu à vontade com a fortuna que herdou do avô e do tio-avô.
Em 2020, Abigail decidiu doar U$ 70 milhões do seu patrimônio (via UOL), sendo que na época, estimava-se que sua fortuna era de U$ 500 milhões. Em uma entrevista à jornalista Emily Webb no programa de rádio Outlook, da BBC, a herdeira revelou que demorou para entender o alcance de seu sobrenome.
Meus pais eram conservadores no aspecto político, é claro, mas também, sobretudo, na vida pessoal. Eles acreditavam que você devia respeitar os mais velhos, dizer a verdade, ser leal às pessoas que estão perto de você, que a família vem em primeiro lugar”, disse Abigail.
Ela ainda comentou sobre como foi descobrir que tinha herdado uma pequena fortuna, quando completou 21 anos:
Cada um de nós (dos irmãos) era levado para almoçar pelo nosso advogado no dia em que completava 21 anos e informado sobre quanto havia herdado. Era uma espécie de cerimônia”
Em julho deste ano, Abigail, aos 63 anos, voltou aos holofotes depois de ser presa durante um protesto no aeroporto dos Hamptons, um grupo de vilas de luxo na cidade de Southampton, nos Estados Unidos. Ela protestava ao lado de ativistas de alguns movimentos de Nova York contra o uso de jatinhos privados, que afetam o meio ambiente.
Outro herdeiro da Disney, um dos netos de Roy O. Disney, também veio a público nos últimos anos. Charlee Corra Disney, que é um homem transexual, revelou, em 2022, que se arrependeu de não ter feito nada em relação ao projeto de lei considerado anti-LGBTQIA+ aprovado no estado da Flórida, e que ficou conhecido como “Não Diga Gay”. Na época, o então CEO da Disney, Bob Chapek, havia doado U$ 5 milhões aos políticos que elaboraram a lei, de acordo com o Sky News (via Aventuras na História).