'The Last os Us': Quais são os estágios de infecção causados pelo fungo?
Recreio
‘The Last of Us’, a série da HBO que adapta a história do game de mesmo nome criado em 2013 por Bruce Straley e Neil Druckmann, acompanha o contrabandista sangue frio, Joel, após ser recrutado para escoltar Ellie para fora da zona de quarentena militar, já que a garota é a única humana que foi exposta ao parasita zumbi e sobreviveu, podendo assim contribuir para a cura da mutação do fungo Cordyceps que infectou a terra há 20 anos.
De forma misteriosa, há duas décadas atrás o Cordyceps transformou grande parte da população em seus hospedeiros, já que os infectados pelo fungo agem de forma violenta e se tornam agentes de transmissão que passam o parasita de um corpo para o outro através de mordidas — ou até mesmo por um beijo, como mostrou o segundo episódio da série.
Ainda assim, há diferentes estágios da infecção que transformam o corpo do hospedeiro, aprimoram suas habilidades e o definem o quão ameaçador a vida humana ele é. Por isso, listamos e explicamos abaixo cada uma das fases que o corpo passa a ser infectado pelo fungo que transforma os infectados em zumbis.
Corredores
Os Corredores são aqueles que possuem o fungo em seu corpo há um ou dois dias. Os recém-infectados ainda possuem aparência humana e como o nome já explica, essa fase da infecção torna os hospedeiros extremamente rápidos, ainda que sejam fáceis de serem eliminados, já que um tiro na cabeça é suficiente para matá-los.
Perseguidores
O segundo nível de infecção corresponde aos Perseguidores, os humanos que hospedam o Cordyceps por no máximo um ano. Aqui, os infectados são mais ágeis e ficam à espreita, normalmente escondidos em locais escuros antes de atacarem suas vítimas.
Estaladores
Depois de um ano, os infectados passam para o terceiro estágio de infecção, onde passam a ser chamados de Estaladores. Nessa fase, o fungo já se espalhou por boa parte do corpo, se expandindo, inclusive, para fora da cabeça do hospedeiro, que dessa forma, perde a visão. No entanto, sua audição é aprimorada e através da ecolocalização se locomovem pelos lugares e encontram suas vítimas.
Além disso, devido ao nível de exposição fúngica, os Estaladores são resistentes no combate corpo a corpo e a armas de fogo simples, fazendo deles as principais grandes ameaças presentes no universo de ‘The Last of Us’.
Baiacus
Apresentado como o estágio final da infecção no primeiro jogo, os Baiacus são aqueles que já estão há tanto tempo com o fungo que seus corpos ficam inchados. Aqui, os hospedeiros se locomovem com maior dificuldade, no entanto, seu corpo produz bombas de esporos infecciosos que podem ser lançados em seus inimigos e que também servem como armaduras, já que não permitem que as balas perfurem a pele.
Ademais, os fungos que cobrem todo o corpo do infectado os tornam vulneráveis ao fogo, ou seja, para derrotar os Baiacus, deve-se usar coquetéis molotov, pregos e lança-chamas.