Único: Veja como foi criado o verde da pele de Elphaba em 'Wicked'
Recreio
“Wicked” segue fazendo sucesso nos cinemas mundiais! Sucesso de bilheteria, o filme protagonizado por Ariana Grande e Cynthia Erivo já acumula mais de 358 milhões de dólares internacionalmente, sendo a maior adaptação da Broadway nos Estados Unidos, segundo informações do Deadline, superando o clássico “Grease: Nos Tempos da Brilhantina”.
O sucesso da trama, no entanto, não é à toa. Isso porque o longa, dirigido por Jon M. Chu, contou com uma enorme produção nos bastidores, com cada pequeno detalhe pensado cuidadosamente para deixar o filme grandioso.
Em um vídeo divulgado pela Universal Pictures, distribuidora responsável pela adaptação, é possível ver um pouco mais de como “Wicked” foi preparado. Para deixar a história ainda mais imersiva, Chu afirmou que precisava construir Oz, e contou com cenários com cerca de 9 mil tulipas plantadas de verdade, além do grandioso trem que leva Elphaba e Glinda à Cidade das Esmeraldas, que pesa 16 toneladas.
Além do cenário, a caracterização de cada personagem também foi pensada detalhadamente, para sair perfeito nas telonas. Um grande exemplo deste fato é a escolha do verde que seria usado em Cynthia Erivo para dar vida à Elphaba, que demorou meses para ser selecionado.
Em entrevista à NBC Insider, Frances Hannon, designer de maquiagem e cabelo de “Wicked”, relatou que começou a trabalhar na maquiagem de Elphaba antes mesmo de Erivo se apresentar no set no Reino Unido, realizando testes em modelos, e que precisou desenvolver um produto personalizado, já que não encontrou nenhum no mercado que atendesse suas necessidades.
“Era fácil com modelos, antes de não termos Cynthia a bordo naquela época; ela estava na América”, explica. “Foi fácil para mim trabalhar com as modelos para encontrar a cor verde certa — isso não foi muito difícil, porque há muitos produtos que você pode misturar [disponíveis] no mercado. Mas encontrar a cor verde certa que funcionasse no tom de pele [de Erivo] foi uma coisa muito difícil, porque isso não funcionou em nada que eu tentei”.
Para a People, Hannon conta que a iluminação se tornou um de seus principais desafios para encontrar o tom certo, já que, dependendo da luz, poderia afetar diretamente na tonalidade da cor.
"Toda vez que eu testava [os óculos], eu não conseguia fazê-los funcionar em todas as luzes que eu sabia que Cynthia precisaria passar. Em uma luz fraca ou sombra, eles ficavam cinza. Eu não queria que tudo fosse feito na pós-produção, mesmo que isso seja uma opção", disse.
Com isso, a maquiadora encontrou uma sombra em creme com base neon descontinuada produzida originalmente no Canadá e, com a ajuda do profissional de maquiagem da SFX, David Stoneman, criaram o chamando “Cynhtia Green”, ou simplesmente “Verde Cynthia”, em livre tradução, que funcionou para todos os ambientes.
No entanto, a caracterização de Erivo durante as diárias de gravação também não eram tão simples. Isso porque a atriz levava cerca de duas horas ou mais para ficar pronta, com o verde sendo aplicado por meio de pincel, esponja e aerógrafo.
Hannon ainda destaca para a People que, além de terem encontrado o verde perfeito para qualquer cenário e iluminação, sua equipe também conseguiu fazer com que a tinta tivesse uma alta durabilidade, e não borrasse em seus figurinos ou colegas de elenco durante as cenas.
"Não queríamos nada que fosse transferido para a pele de Ariana, transferido para outros figurinos ou transferido para seus próprios figurinos. Nunca tivemos esse problema [com a sombra], mesmo com ela voando, cantando, correndo”, finaliza a maquiadora.