Wicked: Afinal, quem é o verdadeiro pai de Elphaba?
Recreio
Na última semana, chegou aos cinemas mundiais a esperada primeira parte de “Wicked”, filme responsável por adaptar o renomado musical da Broadway de mesmo nome, e que traz Ariana Grande no papel de Glinda, a Bruxa Boa do Norte, e Cynthia Erivo dando vida à Elphaba, a Bruxa Má do Oeste.
Com poucos dias de lançamento, a produção já é um sucesso de bilheteria. Nos Estados Unidos, apenas após o primeiro final de semana, já arrecadou US$ 114 milhões, segundo informações da Variety, tornando-se a terceira maior estreia de 2024 no país.
Já no Brasil, “Wicked” ocupa o terceiro lugar entre as maiores bilheterias, arrecadando R$ 7,8 milhões em sua estreia. O longa está atrás de “Ainda Estou Aqui”, filme nacional protagonizado pela atriz Fernanda Torres.
Devido ao seu enorme sucesso, além dos milhares de fãs do musical da Broadway garantirem seus lugares no cinema para conferir a adaptação, o filme também tem atraído um novo público, que não chegou a acompanhar o espetáculo nos palcos — seja em Nova York, ou em suas diversas adaptações ao redor do mundo, incluindo em terras brasileiras, onde as protagonistas foram interpretadas por Fabi Bang e Myra Ruiz.
Com isso, logo no início do filme, é revelado um grande mistério relacionado à Elphaba, que só é solucionado no final do segundo ato da peça, e deverá ser revelado apenas na segunda parte do filme: afinal, quem é o verdadeiro pai de Elphaba?
[CUIDADO! O TEXTO A SEGUIR POSSUI SPOILERS DE ‘WICKED’]
Durante a primeira cena do longa, vemos o povo de Oz celebrando a morte de Elphaba, enquanto cantam a música “No One Mourns the Wicked”. Durante a canção, Glinda aparece e revela alguns detalhes sobre a vida da Bruxa Má do Oeste que muitos poderiam não saber, como que ela é fruto de uma traição de sua mãe, que teve relações com um homem misterioso fora do casamento após beber um elixir verde — o mesmo responsável por fazer com que a garota nascesse com a pele em tom esverdeado.
O rosto do homem, no entanto, não é revelado, e sua mãe, Melena Thropp, também mantém tudo em um enorme segredo, fazendo com que tanto seu marido, como Elphaba e seu verdadeiro pai não saibam da verdade.
Na história original, a identidade do progenitor é revelada no final do segundo ato, após a “morte” da Bruxa Má do Oeste e o retorno de Dorothy para o Kansas, momento em que encerra “O Mágico de Oz”. Em “Wicked”, após esse acontecimento, Glinda acaba encontrando o famoso chapéu que sua antiga amiga utilizava, acompanhado de um elixir verde idêntico aos mesmos frascos que o poderoso Mágico de Oz possui, chegando à conclusão de que ele é o verdadeiro pai de Elphaba.
Leia também: Entenda a linha do tempo completa de 'Wicked' e 'O Mágico de Oz'