Home
Esportes
Coreógrafa brasileira Tamara Catharino comandará a abertura dos jogos Pan-Americano Santiago 2023
Esportes

Coreógrafa brasileira Tamara Catharino comandará a abertura dos jogos Pan-Americano Santiago 2023

publisherLogo
Sportbuzz
20/10/2023 21h33
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/15830774/original/open-uri20231020-18-1dioml0?1697840630
©Divulgação
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

O Pan-Americano Santiago 2023 começa dia 20 de outubro e a brasileira especialista em Composição Coreográfica, Tamara Catharino, é a responsável pela cerimônia de abertura dos jogos. Este estilo performático consiste em criar imagens e efeitos através dos movimentos de grupos em larga escala. Mostrando que entende do assunto, a performer já trabalhou nas cerimônias das Olimpíadas Rio 2016, Pan-Americano Lima 2019, Copa do Mundo Qatar 2022 e a Copa Africana de Nações 2022, em Camarões

O Pan 2023 acontecerá na capital do Chile, de 20 de outubro a 5 de novembro, e promete ser o maior do século. A expectativa é de mais de cem medalhistas olímpicos competindo nos jogos. Isso porque o evento não ocorrerá durante nenhum Campeonato Mundial, proporcionado, assim, o maior número de vagas olímpicas da história. 

  • Conheça algumas curiosidades sobre os Jogos Pan-Americanos de Santiago

Em preparações finais para a abertura, Tamara mantém o segredo sobre o espetáculo. “O que posso falar é que terão muitos elementos artísticos e surpresas para poder tornar esse momento único. Vocês podem esperar um grande show”, garante a artista. 

Tamara Catharino iniciou seus trabalhos em coreografias de larga escala durante as Olimpíadas do Rio, em 2016. Em uma jornada de 6 meses, com raras folgas, a artista viveu de perto os ensaios e se apaixonou por este tipo de trabalho artístico. Pouco depois, em 2019, a coreógrafa saiu pelo mundo expressando a sua arte, já com conhecimento e propriedade no assunto. No Pan Americano em Lima, trabalhou como assistente de coreografia massiva. “Foi enriquecedor poder trabalhar com profissionais que tinham a voz sobre a própria cultura e que me ensinaram muito sobre os costumes locais”, relembra. 

  • Pan-Americano 2023 começa nesta sexta-feira

A cada projeto novo Tamara busca entender a singularidade de cada povo e cada cultura. Na Árabia Saudita e nos Emirados Árabes, a coreógrafa refletiu  sobre o papel da mulher na sociedade. Ela conta que, procurando respeitar os costumes e a religião predominante na Arábia Saudita, conseguiu proporcionar uma das primeiras apresentações, dirigida por uma mulher, com um grupo apenas do gênero feminino. Este marco aconteceu durante o Riyadh Opening Season 2021. Com toda essa bagagem profissional, o público, no Chile e na transmissão ao vivo, pode esperar um espetáculo inesquecível.


Leia a matéria original aqui.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também