Patrícia Fonseca fala sobre ser triatleta com coração transplantado: “Não fazia…”
Sportbuzz
Nesta segunda-feira, 28, a triatleta Patrícia Fonseca deu uma entrevista para a CARAS Digital, durante uma live nas redes sociais, e aproveitou para falar um pouco de sua trajetória como esportista após receber um novo coração. Participante das Olimpíadas de Transplantados, a jovem nunca tinha realizado nenhum exercício até seus 30 anos, por conta de seu coração.
"Eu não fazia educação física”, contou a atleta, que já participou de algumas edições dos jogos, organizados desde 1978 pelo World Transplant Games Federation, especialmente para pessoas que receberam um órgão e estão aptas para praticar esportes.
- Isaquias Queiroz garante vaga nas Olimpíadas e dispara: "Lembro..."
No ano de 2017, Patrícia vai para Málaga, na Espanha, participar de seu primeiro mundial. Mesmo chegando em último lugar, o importante era estar lá. “Eu estive presente na edição de Málaga, em 2017, onde eu fui porta-bandeira e a primeira triatleta de coração brasileira. Além disso, foi só eu e uma australiana, as primeiras triatletas transplantadas do mundo”, contou durante a live.
Em 2019, a atleta disputou em quatro modalidades, corrida, ciclismo, natação e triatlo. E a primeira medalha veio, em Newcastle, na Inglaterra, com um bronze em ciclismo de duplas, ao lado da transplantada renal Priscilla Pignolatti. E em 2023, na Austrália, subiu ainda mais o nível: “Agora aconteceu uma edição na Austrália, que eu trouxe uma medalha de prata no ciclismo com minha dupla”, revelou.
- Marta surpreende ao falar sobre presença nas Olimpíadas: “Ainda...”