7 melhores séries True Crime lançadas em 2022
Tecmundo
As narrativas true crime são sempre queridinhas do público, que adora acompanhar a reconstituição de crimes reais. E 2022 foi um ano rico pra este tipo de narrativa, com lançamentos que eram muito esperados pelos assinantes das plataformas de streaming.
Pensando nisso, trouxemos uma lista com 7 melhores séries true crime de 2022 para você maratonar nas férias deste novo ano. Afinal, algumas delas terão continuação e vão ser lançadas ainda em 2023. Confira!
1. Dahmer: Um Canibal Americano
(Fonte: CNN Brasil)Fonte: CNN Brasil
Dahmer: Um Canibal Americano, da Netflix, escandalizou o mundo ao contar a história real dos crimes cometidos pelo serial killer Jeffrey Dahmer. Entre 1978 e 1991, Dahmer assassinou 17 homens em Wisconsin e Ohio. Geralmente, ele atraía as vítimas em bares gays, colocava drogas em suas bebidas e, depois de matá-los, desmembrava e até comia pedaços de seus corpos.
Protagonizada pelo ator Evan Peters, Dahmer é uma minissérie forte e bastante gráfica que requer parcimônia do espectador mais sensível.
2. Pacto Brutal: O Assassinato de Daniella Perez
(Fonte: ePipoca)Fonte: ePipoca
A série documental Pacto Brutal - O Assassinato de Daniella Perez, da HBO Max, reconta uma tragédia ocorrida no Brasil no ano de 1992, quando a atriz Daniella Perez foi assassinada pelo ator Guilherme de Pádua, seu colega na novela De Corpo e Alma, e pela então mulher dele, Paula Thomaz. Ambos dividiam a cena como um par romântico no folhetim, que era escrito pela mãe dela, a autora Glória Perez.
O caso mobilizou o país, que recebia informações sobre o crime por meio de uma narrativa que confundia a realidade com os personagens da ficção. Toda essa história é contada em 5 capítulos em uma minissérie com muitas imagens produzidas na época.
3. Black Bird
(Fonte: Omelete)Fonte: Omelete
Produzida pela Apple TV, Black Bird é uma série que reconta um crime real. A história envolve um traficante de drogas que recebe uma proposta do FBI: ser transferido para uma prisão de segurança máxima para se aproximar de um serial killer acusado de matar várias meninas.
Caso consiga cumprir a missão, será liberado de sua sentença. Toda a trama se desenvolve em seis episódios bastante tensos.
4. The Dropout
(Fonte: UOL)Fonte: UOL
The Dropout, da Star+, comprova que o gênero true crime não envolve apenas crimes de assassinato. Nesta série, Amanda Seyfried conta a história real de Elizabeth Holmes, uma empresária do ramo de tecnologia que criou uma fraude milionária: ela lançou uma startup chamada Theranos, um laboratório de coleta de sangue que prometia desenvolver uma técnica revolucionária na análise de doenças.
Mas era tudo uma farsa, que mobilizou o dinheiro de muita gente milionária que investiu no negócio de Elizabeth Holmes – então vista como uma estrela do mercado financeiro. A história se divide em oito capítulos e a atuação de Amanda Seyfried rendeu a ela uma indicação ao Emmy de melhor atriz em minissérie ou telefilme .
5. Inventando Anna
(Fonte: UOL)Fonte: UOL
Já Inventando Anna, da Netflix, é mais uma série que reconta um crime real envolvendo golpes financeiros em pessoas ricas. Produzida pela poderosa Shonda Rhimes, Inventando Anna acompanha a investigação de uma jornalista (vivida por Anna Chlumsky, que fez Veep) em torno da misteriosa Anna Delvey (papel de Julia Garner, de Ozark) – uma socialite que foi presa depois de ter dado golpes em bancos e em milionários, causando prejuízos de milhares de dólares.
A parte mais fascinante dessa história real, narrada em nove episódios, é entender como uma delicada mulher conseguiu fazer tudo isso. Anna Delvey, que dizia ser alemã, na verdade se chama Anna Sorokin e é uma jovem russa que fraudou cartões de crédito, hospedou-se em hotéis de luxo sem pagar e deu golpes em várias pessoas que acreditavam ser suas amigas.
6. A Friend of the Family
(Fonte: Time)Fonte: Time
A Friend of the Family é uma série do canal Peacock que está entre as melhores do ano em várias listas de críticos. Ela conta a história real de um sujeito chamado Robert Berchtold (Jake Lacy, que fez The White Lotus). Em 1974, ele sequestra a menina Jan Broberg (Mckenna Grace, de The Handmaid's Tale), filha da família Broberg, com quem mantém uma amizade.
Depois que ela é devolvida aos pais, Bechtold a sequestra novamente em 1976. Todos fazem parte de uma comunidade mórmon, o que torna a história mais perturbadora. A série ainda discute a ideia da pedofilia antes que ela fosse reconhecida oficialmente como uma perversão.
7. Em Nome do Céu
(Fonte: Omelete)Fonte: Omelete
Em Nome do Céu, da Star+, transforma em série uma história sobre crimes reais que aconteceram em 1984, em Utah, nos Estados Unidos, envolvendo o assassinato de Brenda Lafferty e sua filha de 15 meses. Brenda foi encontrada pelo marido com a garganta cortada, depois de ter sido sufocada pelo fio de um aspirador de pó.
O caso é narrado pela ótica do detetive Jeb Pyre (vivido por Andrew Garfield), que aos poucos vai desvendando qual a participação da religião mórmon no que aconteceu com as duas. É uma série bastante chocante, que discute também o fanatismo religioso e os tantos danos sociais que ele é capaz de trazer.
Em Nome do Céu se baseia em uma obra jornalística bastante conhecida, chamada Pela Bandeira do Paraíso, que foi publicada pelo jornalista Jon Krakauer em 2003.