Home
Entretenimento
A Lição: conheça casos reais que inspiraram o dorama da Netflix
Entretenimento

A Lição: conheça casos reais que inspiraram o dorama da Netflix

publisherLogo
Tecmundo
19/11/2023 11h00
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/15886088/original/open-uri20231119-56-vq5kat?1700391647
©TecMundo
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

A série coreana A Lição (The Glory), que se tornou um sucesso na Netflix, não apenas impressiona o público com sua trama envolvente de abuso e vingança, mas também encontra raízes em eventos reais. Com protagonismo de Song Hye-kyo e Lee Do-hyun, o dorama coloca um holofote sobre um problema social que afeta o emocional de jovens pelo mundo: o bullying nas escolas.

Como já revelamos aqui no Minha Série , a criadora da série, Kim Eun-sook, se sentiu compelida a falar sobre o grave problema de bullying escolar que há muito assola a Coreia do Sul após uma conversa profunda com sua filha. 

Parte da pesquisa feita pela roteirista aconteceu por meio de conversas com diversas vítimas de violência escolar para compreender a profundidade do trauma que elas enfrentaram. Veja a seguir quais histórias do mundo real entraram para o enredo de A Lição:

Uma das cenas mais marcantes da série protagonizada pela personagem Dong-eun reflete um evento real ocorrido em 2006 na Coreia. No dorama, a jovem é brutalmente agredida por Park Yeon-jin e seu grupo ao ser queimada com um chapinha de cabelo, resultando em lesões terríveis.

Moon Dong-eun sofria abusos físicos e psicológicos na escola em que estudava.Moon Dong-eun sofria abusos físicos e psicológicos na escola em que estudava.

Na vida real, uma garota do nono ano escolar foi alvo de agressões por três colegas que a torturaram por 20 dias em uma escola para meninas em Cheongju. As agressoras utilizaram um modelador de cachos para causar as queimaduras.

A jovem precisou ser hospitalizada por seis semanas e apenas uma das agressoras foi presa, enquanto a escola e os professores receberam “medidas administrativas”. A semelhança entre a cena da série e o caso real é impactante, demonstrando a dura realidade enfrentada por muitos jovens no país e no mundo.

A desigualdade social presente no dorama retrata não apenas um caso comum de bullying, mas um cenário que é comum no país de origem da produção. Segundo a pesquisa feita pelo The Conversation , ambientes com maior desigualdade financeira e social tendem a apresentar mais casos de bullying.

É o que acontece no contexto da protagonista vítima e seus agressores. Enquanto Moon Dong-eun vem de uma família pobre, Park Yeon-jin, seu principal bulli (agressor) se aproveita dos privilégios que sua família rica tem, como ser protegido pelos professores e pela polícia.

Apesar das medidas governamentais adotadas para combater o bullying, como a Lei Especial sobre Prevenção da Violência Escolar de 2004, a Coreia do Sul ainda enfrenta altos índices de suicídio entre jovens vítimas de bullying.

Park Sung-hoon interpreta um dos agressões no dorama, o jovem Jeon Jae-Jun.Park Sung-hoon interpreta um dos agressões no dorama, o jovem Jeon Jae-Jun.

A realidade sombria da série lança luz sobre um problema profundo e complexo na sociedade coreana. O aumento das denúncias de bullying, que dobraram em apenas cinco anos no país asiático, destaca a urgência de abordar essa questão e oferecer apoio às vítimas – e que nós, brasileiros, também devemos nos atentar.

A Lição não apenas entretém, mas também levanta discussões importantes sobre o mundo real, destacando a necessidade de mudanças sociais para proteger os jovens e criar ambientes mais seguros e igualitários.

Se emocionou com a trama de A Lição? Conheça outros 10 doramas que são sucesso de audiência para ver no streaming !

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também