Home
Entretenimento
Afinal, o que significa Black Mirror? Entenda o nome da série
Entretenimento

Afinal, o que significa Black Mirror? Entenda o nome da série

publisherLogo
Tecmundo
04/07/2023 20h30
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/15639181/original/open-uri20230704-18-6svofu?1688513718
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

A série Black Mirror é um fenômeno desde a primeira temporada, quando ainda era produzida pela emissora britânica Channel 4. No entanto, o sucesso global veio quando a antologia migrou para a Netflix , a partir de 2016.

A série criada por Charlie Brooker voltou a ser notícia com a chegada da sexta temporada, que tem episódios bem diferentes dos anteriores . A estreia também reviveu uma antiga discussão: qual o significado por trás do nome do programa?

Em entrevista ao próprio Channel 4 ainda em 2014, Brooker revelou a ideia por trás do batismo da série de "Espelho Preto", em tradução livre: o tal espelho é uma tela de qualquer aparelho eletrônico quando ela está desligada e o usuário vê o próprio reflexo no painel.

"O que eu peguei como significado era o momento em que uma tela está desligada. Quando ela fica assim, parece um espelho escuro. Porque qualquer TV, LCD, iPhone, iPad, algo assim... se você simplesmente encarar ele, parece um espelho preto. Há algo frio e horripilante sobre isso e pareceu um título coeso com o programa", explica o produtor e roteirista.

Brooker durante divulgação de uma das temporadas.Brooker durante divulgação de uma das temporadas.

A própria logo da série, por muito tempo, foi uma tela trincada, como se estivesse prestes a estilhaçar. A ideia, segundo ele, é fazer o próprio espectador refletir depois de ver um episódio que critique o comportamento humano em relação a avanços tecnológicos.

"Eu meio que gosto do fato de que as pessoas estão vendo a série na TV, no notebook, no celular ou sei lá, e aí quando os créditos finais começam a aparecer e a tela corta para o preto, elas se veem refletidas", argumenta.

Cena de um dos episódios da sexta temporada.Cena de um dos episódios da sexta temporada.

Questionado em entrevista sobre o funcionamento dos episódios, em especial os mais recentes com a ausência de equipamentos futuristas , Brooker recentemente rejeitou a ideia de que a antologia é uma crítica ou negação à tecnologia. Para ele, apesar do significado do nome envolver uma tela, a ideia é mostrar que "as pessoas são problemáticas" .

O nome Red Mirror (ou "espelho vermelho"), adotado como sendo a produtora no episódio "Demon 79 ", mostra que telas de outras cores podem trazer novas perspectivas — e brincar com ainda mais formatos em temporadas futuras.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também