Bob Esponja: conheça o episódio polêmico que já foi banido
Tecmundo
Criado por Tim Hill, Nick Jennings e Derek Drymon, o desenho animado Bob Esponja é um dos títulos mais amados entre os brasileiros de todas as idades. Atualmente com 13 temporadas, a série fez bastante sucesso em solo verde e amarelo após ir ao ar através do canal pago Nickelodeon e do canal aberto Globo. Afinal, quem não se lembra de passar as manhãs na companhia da esponja falante, não é mesmo?
Porém, há uma coisa sobre Bob Esponja que, talvez, você ainda não saiba: a animação, por mais inocente e divertida que seja, teve um de seus episódios banidos nos Estados Unidos por conta de uma polêmica envolvendo a narrativa do capítulo. Pois é, parece que nem o calça quadrada e seus amigos escaparam de problemas ao longo do tempo!
Mas você sabe de qual episódio de Bob Esponja estamos falando? Abaixo, saiba qual capítulo do desenho foi banido e o que acontece nele!
Um episódio de Bob Esponja foi banido nos Estados Unidos por conta de seu teor polêmico.
O episódio em questão é o 15º da 3ª temporada de Bob Esponja. Chamado de "Crustáceo de Meia-Idade" ("Mid-Life Crustacean", no original), o capítulo é centrado na figura do Sr. Sirigueijo, que, em um determinado ponto de sua vida, percebe que está velho. Se sentindo triste com o fato de estar envelhecendo, o dono do restaurante Siri Cascudo se vê desanimado para fazer qualquer coisa, inclusive, levantar de cama.
É aí que o Sr. Sirigueijo escuta Bob Esponja e Patrick planejando "uma grande noite" e pergunta à dupla se ele pode ir junto para, quem sabe, recuperar um pouco de sua juventude. Após várias atividades questionáveis, Sirigueijo percebe que nada está funcionando e, por fim, diz à Bob Esponja e Patrick que a tal "grande noite" foi um fiasco.
O episódio banido de Bob Esponja é focado no Seu Sirigueijo.
Porém, havia mais uma coisa para o trio fazer: invadir a casa de uma mulher desconhecida e roubar calcinhas. Eles partem em direção à missão esquisita e, no meio do ato, Sirigueijo descobre que a casa que eles invadiram pertence à sua mãe. É quando a Sra. Sirigueijo aparece e pega todos de surpresa. Ela recrimina a ação e coloca o filho de castigo em seu antigo quarto. Algo que, nos fim das contas, fez Sirigueijo se sentir jovem novamente.
Apesar de mostrar tudo isso de uma maneira leve e ingênua, o episódio traz um enredo levemente problemático por conta de dois fatores: primeiramente, os protagonistas estão cometendo um crime e, segundamente, mostrar calcinhas em um desenho infantil pode ser algo difícil de se explicar para o público alvo da obra. Por isso, "Crustáceo de Meia-Idade" foi retirado do ar nos Estados Unidos em 2018.
Após cinco anos no limbo, o capítulo foi reintegrado em todos os canais nos quais Bob Esponja está disponível (Nickelodeon e Paramount+) nos Estados Unidos. Lembrando que o episódio foi exibido em janeiro de 2003. Ou seja, já faz 20 anos.
No Brasil, por outro lado, "Crustáceo de Meia-Idade" sempre foi veiculado normalmente e não sofreu qualquer tipo de censura. Além de já ter aparecido na TV aberta, o episódio também pode ser assistido via streaming no país.
Atualmente, a temporada que inclui o episódio proibido está disponível no Paramount+, que traz 13 temporadas de Bob Esponja.