Home
Entretenimento
Compra da Warner pela Netflix precisa ser bloqueada, diz sindicato dos roteiristas
Entretenimento

Compra da Warner pela Netflix precisa ser bloqueada, diz sindicato dos roteiristas

publisherLogo
Tecmundo
09/12/2025 18h15
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/rss_links/images/50659/original/Tecmundo.png?1764195704
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Anunciada na semana passada, a compra da Warner Bros. pela Netflix é vista como negativa pelo sindicato de roteiristas dos Estados Unidos. A Writers Guild of America (WGA) afirma que o acordo de US$ 83 bilhões vai reduzir oportunidades de emprego, diminuir salários e causar prejuízos para os consumidores.

Em um comunicado, o grupo afirmou que leis antitruste existem justamente para impedir que a maior plataforma de streaming do mercado “engula” um de seus principais concorrentes. Com a compra, a plataforma vai ter controle sobre propriedades intelectuais como O Senhor dos Anéis, Harry Potter e Game of Thrones, entre diversas outras.

Sindicato dos roteiristas denuncia riscos da compra da Warner Bros.

“O resultado vai eliminar trabalhos, diminuir salários, aumentar preços para consumidores e reduzir o volume e a diversidade de conteúdos para todo o público”, denuncia o WGA. O sindicato afirma que a compra pela Netflix só tende a piorar uma situação já complicada, na qual poucas companhias controlam o que o público pode acessar.

  • A WGA se opôs a uma possível compra da Warner Bros. antes mesmo do anúncio da Netflix;
  • Segundo o sindicato, a situação seria grave mesmo que a Paramount ou outra companhia tivesse saído vencedora do leilão;
  • Antes da situação atual, a WGA já havia reprovado a união da Comcast com a NBC em 2011, a compra da Warner pela AT&T em 2016 e a fusão da Disney com a Fox em 2017;
  • O sindicado também se opôs à compra da MGM pela Amazon em 2021 e a fusão da Warner Bros. com a Discovery em 2022.
  • Para a WGA, empresas como Disney, Amazon e Netflix viraram novos “gatekeepers” que decidem o que o público pode ou não acessar.

A posição da WGA é apoiada pela International Brotherhood of Teamsters (IBT), outro sindicato bastante influente dos Estados Unidos. Representando mais de 1,3 milhões de trabalhadores, o grupo afirma que a compra feita pela Netflix tende a acabar com empregos e aumentar os preços finais para consumidores.

Compra da Warner pela Netflix desagrada muitos grupos

Quem também se opõe ao negócio é a Producers Guild of America (PGA), que afirma que a aquisição ameaça até mesmo a existência da indústria do cinema. Isso porque a Netflix, como uma plataforma centrada no streaming, é historicamente avessa a lançar suas produções em redes comerciais.

Segundo o sindicato, é preciso que membros da indústria trabalhem com políticos e grupos de interesse para garantir a sobrevivência da indústria audiovisual e dos profissionais que dependem dela para viver. “Nossos estúdios de legado são mais do que bibliotecas de conteúdo — dentro de seus cofres existe a personalidade e a cultura de nossa nação”.

Em um e-mail enviado aos assinantes, a Netflix afirmou que “por enquanto, nada vai mudar”. Embora já dê as boas-vindas à Warner, a corporação explica que o negócio ainda depende de aprovações regulamentares e de acionistas para ser finalizado —e promete fornecer novidades assim que elas se tornarem disponíveis.

Comente nas redes sociais do Minha Série! Estamos no Threads, Instagram, TikTok e até mesmo no WhatsApp. Venha acompanhar filmes e séries com a gente!

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também