DCEU chega ao fim após 10 anos e fãs se despedem (e comemoram) nas redes sociais; confira
Tecmundo
O Universo Extendido DC (DCEU) encerrou oficialmente sua jornada épica na última quarta-feira com a estreia de Aquaman 2: O Reino Perdido (2023). A conclusão dessa década de filmes surpreendeu os fãs ao trazer uma homenagem notável ao Universo Cinematográfico Marvel (MCU) – alerta de spoiler!
Na trama de Aquaman 2, um antigo poder ameaça a segurança de Atlântida e do mundo. Para impedir uma catástrofe iminente , o herói Aquaman, interpretado novamente por Jason Momoa, se vê obrigado a fazer uma aliança improvável.
A narrativa promete uma jornada repleta de perigos, um roteiro clássico do gênero, certo? Mas, o que ninguém esperava ver nas telonas era o emblemático momento em que Arthur Curry anuncia ao mundo a existência de Atlântida do mesmo modo que Tony Stark (Robert Downey Jr.) fez em Homem de Ferro (2008).
A icônica frase, "Eu sou o Homem de Ferro", dita no filme do MCU que deu origem ao sucesso massivo dos filmes de super-heróis da última década, agora é dita, com ajustes, na produção que fecha a era DCEU: "Eu sou o Aquaman".
O DCEU teve sua estreia com O Homem de Aço (2013), de Zack Snyder, inaugurando um universo que trouxe à tela personagens emblemáticos como Mulher Maravilha (Gal Gadot), Batman (Ben Affleck), Aquaman (Jason Momoa) e Flash (Ezra Miller).
Aquaman 2 conta com de Patrick Wilson como Mestre do Oceano.
Além de outros personagens das HQ's que tiveram a chance de brilhar nos cinemas (e nem sempre conseguindo), como os filmes protagonizados por Shazam, Arlequina, Adão Negro e Besouro Azul.
Apesar de introduzir uma gama de heróis amados pelos fãs, a ausência de uma narrativa central conectando todas as histórias resultou em altos e baixos para o DCEU , que não conseguiu atingir o mesmo patamar de sucesso do MCU.
Fãs se despedem do DCEU nas redes sociais
Os fãs usaram as redes sociais para expressarem seus sentimentos em relação a essa era que chegou ao fim.
No X (ex-Twitter), @parkrwayne publicou "DCEU chegou ao seu fim. Tivemos momentos bons e muitos ruins, e mesmo que esse universo entristeça os fãs da DC, foi “bom” acompanhá-lo até o final. Que vá em paz. E SEJA BEM VINDO DCU DO JAMES GUNN".
Já @MrNerd__ compartilhou um ranking pessoal dos filmes da saga, enquanto @Nandosts1 criticou o fim: "Então é isso né manos e manas, é o fim do #DCEU depois de Aquaman 2. 13 anos de um universo que apontou pra tantos lugares e não foi pra nenhum". Confira as reações dos fãs nas redes sociais:
oficialmente o fim do dceu pic.twitter.com/GoGe1ubtKs
Oficialmente de luto pelo fim do DCEU. pic.twitter.com/zXVlJfZaoN
Então é isso né manos e manas, é o fim do #DCEU depois de Aquaman 2
13 anos de um universo que apontou pra tantos lugares e não foi pra nenhum pic.twitter.com/gGWH1MObfE
A reação dos cria ao fim do DCEU pic.twitter.com/uandcwlDE5
No décimo ano do MCU eles estavam lançando Guerra Infinita, no décimo do DCEU ele chegou ao fim ?? a discrepância
O Novo DCU nem começou e já surra pic.twitter.com/p1UJ8uIs2K
faltam 3 dias para o fim do dceu... quer dizer o lançamento de aquaman 2 nós dcnautas já estamos assim:pic.twitter.com/50nAA0mcKa
O encerramento do DCEU marca o início de uma nova era sob a liderança de James Gunn e Peter Safran . Essa mudança de comando traz esperanças renovadas para que o reboot traga um universo mais coeso e integrado.
O primeiro projeto da nova fase comandada por Gunn e Safra é Superman: Legacy, programado para estrear em 2025 . O longa-metragem reunirá heróis notáveis da DC, incluindo o Lanterna Verde Guy Gardner, a Mulher-Gavião e o Sr. Fantástico.