Home
Entretenimento
Dublador do Mestre Kame, Gileno Santoro morre aos 74 anos
Entretenimento

Dublador do Mestre Kame, Gileno Santoro morre aos 74 anos

publisherLogo
Tecmundo
15/04/2023 14h11
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/15508424/original/open-uri20230415-18-1mb7mu?1681578979
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Neste sábado (15), o dublador Gileno Santoro morreu aos 74 anos de idade. O profissional de dublagem é famoso principalmente por emprestar sua voz ao Mestre Kame, de Dragon Ball , e o Tio de Jackie Chan, em As Aventuras de Jackie Chan

A informação foi relatada inicialmente por Mauro Eduardo, diretor de dublagem do estúdio Centauro, por meio do perfil no Twitter Kami Sama Explorer, que compartilhou uma homenagem ao artista no qual, em um quadro, é possível visualizar a maioria de seus personagens. Até o momento, não se sabe a causa da morte do dublador. 

É com imensa tristeza que comunico o falecimento de Gileno Santoro, a voz de Mestre Kame e de tantos outros personagens incríveis.
Fique em paz. pic.twitter.com/aa2NoCRQiN

Além de Dragon Ball e As Aventuras de Jackie Chan, Santoro também integrou o elenco de outras séries animadas. Entre elas, é possível citar Fullmetal Alchemist, Futurama, Gravity Falls, Naruto Shippuden, Pokémon, Hunter x Hunter, Yu-Gi-Oh, Cowboy Bebop e muitos outros.

Seus créditos ainda incluem participações em programas televisivos, como o clássico Você Decide, e dublagem em filmes live-action. Sua carreira na dublagem se iniciou em 1996, quando tinha 48 anos.

Em 2018, durante uma entrevista ao canal do também dublador Wendel Bezerra, Santoro falou sobre alguns episódios marcantes de reconhecimento por seu trabalho. 

“Fui para uma consulta médica [...] e conversando eu falei ‘eu trabalho com dublagem’, aí [o médico] parou e disse ‘o que você faz na dublagem?’ então logo eu falei ‘Mestre Kame'. Ele me olhou e começou a chorar”, comentou ele, se emocionando ao longo da entrevista por relembrar desse momento.

“Para mim isso é emocionante, porque ele levantou e perguntou ‘posso te abraçar?’. Ele me abraçou e chorou. Ele falou ‘você marcou a minha infância, a sua voz marcou a minha infância, a minha vida’. Eu também fiquei muito emocionado”, concluiu na ocasião, acrescentando que já havia sido reconhecido por uma caixa de um supermercado.

Você pode conferir o vídeo completo logo abaixo!

“Se eu estou na dublagem, eu devo muito ao teatro”, argumentou o dublador na mesma entrevista, explicando que, em 2018, estava completando 50 anos de carreira e 22 anos de dublagem. Vale destacar que Wendel Bezerra e Gileno Santoro trabalharam juntos em Dragon Ball e também em As Aventuras de Jack Chan.

Qual seu personagem favorito dublado por ele?

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também