FNAF: 15 referências e easter eggs no filme Five Nights at Freedy's
Tecmundo
O tão esperado filme Five Nights at Freddy’s – O Pesadelo Sem Fim finalmente chegou e há muitas referências dos jogos para encontrar. O filme da Blumhouse Productions dá vida à série de jogos indie original de mesmo nome, com roteiro e produção de Scott Cawthon, o criador dos jogos.
O live-action foi anunciado em abril de 2015 e finalmente chega às telonas oito anos depois trazendo vida à franquia de terror neste novo formato. Existem diversos easter eggs dentro do filme que vão do óbvio ao mais obscuro, do início até o final de Five Nights at Freddy's, mas identificar todos eles de primeira pode ser difícil.
Confira abaixo nossa lista completa das 15 principais referências, incluindo spoilers do filme!
O pequeno boneco é um clássico da franquia.
Aparecendo em diversos momentos do filme, incluindo na cena pós-créditos, Balloon Boy é uma das referências mais marcantes e perceptíveis para os fãs de FNAF no longa-metragem. O personagem apareceu originalmente em Nights at Freddy’s 2 e pode render alguns sustos durante a versão para os cinemas.
Os minigames são peça fundamental de toda a franquia FNAF por contar de forma sutil e cartunesca eventos canônicos dos jogos.
Logo em seu começo, o longa-metragem de Five Nights at Freddy’s faz homenagem aos minigames da franquia, que eventualmente apareciam durante o gameplay principal e traziam detalhes da história. Feitos com gráficos retrôs, os jogos eram encerrados com sustos dos personagens e podiam trazer fatos importantes da história, incluindo a morte de diversas crianças pelos animatrônicos originais de FNAF.
Dentro do jogo, cada hora tem 1 minuto e 26 segundos, fazendo com que cada noite dure 8 minutos e 36 segundos.
Quem jogou sabe que nos primeiros quatro jogos da franquia somos introduzidos ao modo de sobrevivência noturno, sempre da meia-noite às seis da manhã, seja na Pizzaria Freddy Fazbear ou em outro lugar. Isso também foi transferido para o filme, onde o turno de Mike Schmidt (Josh Hutcherson) termina religiosamente às 6h.
A teoria prevalece em praticamente todos os jogos Five Nights at Freddy's desde o original.
O livro de teoria do sonho que Mike lê durante sua jornada no filme também é uma referência aos games. Durante o lançamento de Five Nights at Freddy’s 4, uma das teorias mais populares da comunicade indicava que toda a história era apenas um pesadelo na mente de uma criança.
A teoria foi popularizada por MatPat, o youtuber por trás do popular canal Game Theory. O influencer inclusive aparece no filme como um garçom e ainda solta seu popular bordão de encerramento dos vídeos: “But that’s just a theory” (“Mas isso é só uma teoria” em português).
Primeiramente temos o livro "Dream Theory", ele é um livro de um teoria do Mattpat sobre o fato de tudo o que acontece em FNAF é um sonho da Crying Child.
Essa aparição não confirma isso, é apenas uma referência/Easter Egg. pic.twitter.com/H0x3hspIbt
Ao longo de quase uma década, MatPat foi responsável por explorar a vasta mitologia de Five Nights at Freddy’s em vários vídeos, que foram até mesmo usados como pesquisa pelo produtor do filme, Jason Blum.
'>“Alô, alô...Alô? Uh, bem, se você está ouvindo isso, então as chances indicam que você fez uma escolha de carreira bem ruim" - Cara do Telefone em Five Nights at Freddy's 2.
O filme de FNAF também faz referência ao "cara do telefone", a voz do tutorial nos jogos originais, sem nome, que explicava como os animatrônicos funcionavam. O personagem era simples, mas retorna no longa-metragem com um papel maior.
O Phone Guy (ou o Cara do Telefone, em português literal) retorna na adaptação cinematográfica como um homem que recruta Mike para o trabalho, que mais tarde descobrimos ser o infame William Afton (Matthew Lillard). Ou seja, temos uma grande mudança em relação aos jogos, uma vez que o personagem é apenas um funcionário da Fazbear Entertainment nos games.
O longa-metragem demora para confirmar, mas, no final, descobrimos que o personagem que acompanhamos durante o filme é, na verdade, o mesmo do primeiro game. No primeiro jogo Five Nights at Freddy's, os jogadores descobrem que jogam como Mike Schmidt quando recebem um cheque no fim do turno.
Apesar da baixa remuneração, Mike recebe no fim da Noite 5 um cheque de 120 dólares.
No longa-metragens, o protagonista também se chama Mike Schimidt, mas sua trajetória pode acabar sendo diferente. Assim como o "Phone Guy", o personagem traz algumas mudanças em seu enredo quando comparado ao game, o que pode significar mudanças maiores em futuros filmes da franquia.
“Mas então houve a mordida de 87? Sim, é incrível que o corpo humano consiga viver sem o lobo frontal, sabia?” - Cara do Telefone.
Para quem é fã de FNAF, existem momentos que já se tornaram icônicos na história da franquia, como A mordida de 83 e a Mordida de 87. Enquanto as cenas envolvendo o urso Freddy não estão no filme, temos uma grande referência durante o longa-metragem.
O urso animatrônico não abocanha a cabeça de uma criança no filme. Porém, a babá Max acaba sendo atraída para os fundos de uma sala e acaba perdendo metade de seu corpo ao interagir com a boca de Freddy.
Apesar da ausência do momento original, a referência agradou a comunidade. Fãs uniram a cena do filme com a reação do youtuber Markiplier de 2020 e sua famosa frase "Was that a Bite of 87?!" ("Essa é a Mordida de 87?" em português):
WAS THAT THE BITE OF 87??!!??!!? pic.twitter.com/nm9Kho5t6q
A comunidade foi além, durante um evento de lançamento do filme nos Estados Unidos. A cena foi reproduzida ao vivo e gerou muitas risadas nas redes sociais, veja:
THE BITE OF '87!?! pic.twitter.com/mp5dblVjC9
Foxy (originalmente Foxy the Pirate Fox) é o único animatrônico a se esconder por um bom tempo antes de atacar o jogador.
A jogabilidade de cada um dos animatrônicos originais é uma das coisas mais memoráveis dos jogos. De todos, Foxy ganha disparado sendo o mais exclusivo em termos de gameplay. Para mantê-lo afastado, o jogador deve ficar de olho nele em Pirate’s Cove até que ele corra pelos corredores.
#foxyfnaf pic.twitter.com/jdCmfeMkCM
Ele correrá para o escritório e assustará o jogador ou baterá diretamente na porta fechada, drenando parte da energia. Essa corrida também aparece no filme e ainda é complementada com o grito de susto característico.
Golden Freddy é um dos cinco principais antagonistas, um animatrônico secreto em Five Nights at Freddy's, sendo uma versão dourada de Freddy Fazbear.
Five Nights at Freddy’s – O Pesadelo Sem Fim também inclui uma referência a Golden Freddy. No jogo, apesar de ser incapaz de se mover devido à falta de um endoesqueleto como o resto dos animatrônicos, ele fazia a tecnologia enlouquecer e exibia a frase “sou eu” por toda a tela.
E não para por aí, porque se o jogador morre para o Golden Freddy, ele terá o poder de desligar totalmente o jogo. Isso é visto no filme, quando Golden Freddy aparece pela primeira vez para Mike, as luzes começam a brilhar, as câmeras param de funcionar e a frase “sou eu” está escrita no espelho do escritório.
A comunidade de FNAF é grandiosa e conta com criadores de conteúdo especializados há mais de uma década.
Além do já mencionado MatPat do Game Theory, o youtuber CoryxKenshin também aparece no filme como um motorista de táxi. Já Dawko, famoso por seus conteúdos sobre a franquia no YouTube, aparece na parede da Pizzaria apontado como funcionário do mês de julho.
Outros youtubers também são apresentados como funcionários do mês incluindo Razzbowski, Baz, FusionZGamer e 8-Bit Ryan. Quem ficou de fora do longa foi Markiplier, que quase foi escalado como guarda, mas teve conflitos de agenda e não participou do filme.
Sparky the Dog é uma lenda urbana que gira em torno de um personagem que nunca existiu em FNAF.
A tia de Mike se reúne a babá Max no Sparky's Coffee Shop . O local também é uma referência a uma farsa popularizada na época do jogo original em que, supostamente, um novo animatrônico chamado Sparky the Dog apareceria e tentaria matar o jogador durante uma das noites.
Embora esse animatrônico nunca tenha existido no jogo, o legado dessa farsa continua vivo na comunidade e agora também no filme, mesmo quase uma década depois.
"(...) lembre-se de fechar as portas quando for absolutamente necessário. Você tem que economizar energia" - Cara do Telefone
Apesar da fraqueza pela eletricidade não ser mencionada nos jogos originais, o fato só veio à tona no quinto jogo da franquia, Five Nights at Freddy’s: Sister Location. Nele, o jogador segue uma estrutura de cinco noites, na qual completa tarefas como verificar os disjuntores e certificar-se de que os animatrônicos estão em seus palcos.
No entanto, para garantir que os animatrônicos permaneçam onde deveriam estar, o jogador os aplica choques elétricos. Isso acontece no filme, quando Mike e Vanessa eletrocutam os animatrônicos para desativá-los temporariamente.
Personagem aparece no começo do filme como Steve Raglan, um excêntrico conselheiro de carreira.
Assim com o longa-metragem, Five Nights at Freddy’s 3 ficou conhecido pela comunidade por ser o jogo com menos sustos, mas bastante história. Um pedaço da narrativa do game, inclusive, acabou virando uma cena importante do longa-metragem.
Nela, William Afton veste seu traje de Springlock quando todos os animatrônicos se voltam contra ele. Devido as travas frequentemente defeituosas do traje, o mecanismo entra em colapso e esmaga seu corpo por dentro. Essa referência foi um prato cheio para os fãs, já que houve finalmente a chance de vê-lo em ação.
A atriz Elizabeth Lail ficou famosa após atuar nas séries You (2018) e Once Upon a Time (2011).
Mike passa a receber visitas da policial Vanessa (Elizabeth Lail) durante o turno da noite, e a personagem sabe demais sobre o local, as crianças mortas e os animatrônicos. Apesar dela não ser uma personagem do jogo original, seu nome possui vínculo com um personagem importante de Five Nights at Freddy’s: Help Wanted e Five Nights at Freddy’s: Security Breach .
Nestes jogos, Vanessa é a segurança noturna do complexo de entretenimento Pizzaplex, que precisa caçar o jogador que invadiu o local durante a noite, invertendo os papéis. A personagem também tem forte ligação com Vanny, a coelha assassina seguidora de William Afton que antagoniza FNAF 9.
Além disso, William Afton possui uma filha, mas que se chama Elizabeth ou "A Garotinha", como também é chamada em Five Nights at Freddy’s: Sister Location.
Fãs já esperam por confirmações de uma sequência da adaptação de Five Nights at Freddy’s.
Por fim, um easter egg que surgiu na subida dos créditos foi uma mensagem secreta soletrada S.A.V.E.T.H.E.M (Salve-os, em português) de Five Nights at Freddy’s 2. Originalmente, a cena acontece em 1987 com o jogador seguindo Puppet enquanto a mensagem é soletrada .
A cereja no bolo é a melodia "Grandfather's clock", a música da caixa de Puppet do FNAF 2. No jogo, é preciso rebobinar a caixa de música pra que a Puppet não te ataque. A personagem mencionada não chegou a participar, de fato, do longa, mas tem grande importância no universo dos jogos e pode surgir em uma possível sequência.
Já assistiu o filme ou é fã da franquia Five Nights at Freddy’s? Conte para nós nos comentários!