Goku é um bom pai? 7 momentos que marcaram a paternidade do personagem
Tecmundo
Podemos dizer que há um senso comum entre os fãs de Dragon Ball: Goku é um dos maiores Saiyajins defensores da Terra! Quando pensamos no seu papel como pai de Gohan e Goten... é nesse momento que surgem várias controvérsias em torno do icônico protagonista da franquia.
Embora não seja um pai convencional, Goku demonstrou amor e proteção por seus filhos em várias ocasiões. Por isso, reunimos 10 momentos que ilustram a paternidade (positiva e negativa) do herói de kimono laranja!
Para celebrar a época do dia dos pais, confira a relação completa a seguir!
É verdade que, ao descobrir que tem um segundo filho, Goku ficou surpreso e um pouco desajeitado com a notícia. Quanto ao seu primeiro filho, o Dragon Ball mais recente revelou que Goku também não estava por perto no nascimento de Gohan.
Isso não é uma boa demonstração de paternidade, é claro. No entanto, ele rapidamente cria uma relação de apego aos filhos, mostrando carinho e preocupação mesmo durante suas intensas batalhas.
Um dos maiores erros de Goku na série original é assumir que Gohan quer exatamente o que seu pai adora: uma boa luta. De fato, Gohan gosta de lutas marciais, mas o jovem sempre teve inclinação para ser um estudioso – o que não foi bem visto por Goku durante muito tempo!
O coração puro de Goku é uma das características marcantes do personagem, o que não o impede de ser bastante egoísta ao elaborar planos mirabolantes e não compartilhar com seus filhos e amigos.
Cell segurando o feijão mágico.
Esse foi o caso em que o Saiyajin teve tanta confiança no potencial de Gohan como guerreiro que ele desiste de derrotar Cell, dá uma semente dos deuses para curar o vilão e depois exige que o filho entre no ringue e mate seu inimigo.
Mesmo com a polêmica envolvendo Gohan e o vilão, temos que destacar o lado positivo. Os arcos da saga Cell (episódios 118 ao 194) de Dragon Ball Z são exemplos de como Goku sabe ser um pai presente na criação de seus filhos e sua dedicação para aproveitar os momentos em família.
Apesar de suas ausências devido às batalhas e treinamentos (ou morte), o Saiyajin pai faz questão de marcar presença em ocasiões importantes na vida de Gohan e até Goten, como festivais e torneios.
Outro momento questionável da paternidade de Gohan é quando ele que faz vários comentários desdenhosos sobre Gohan não querer treinar e participar de torneios, principalmente nos momentos mais atuais do anime. Em Dragon Ball Super, por exemplo, Goku parece até contente por não convidar o primogênito para o Torneio do Poder.
No futuro do anime, no entanto, as coisas devem mudar: Gohan está cada vez mais forte e, quem sabe, surpreenda seu pai com a sua nova transformação, apresentada no filme mais recente da saga.
Enquanto já tirou muito sarro de seu filho mais velho, o protagonista de Dragon Ball também já mostrou seu amor pelo primogênito. Todo pai tem suas falhas e Goku provou duas vezes que prefere a própria morte do que ver Gohan ter um destino cruel. Sorte a dele que as esferas do dragão estarão sempre lá como a sua rede de segurança!
Não podemos esquecer também do episódio em que o Saiyajin viajou para Namekusei determinado em salvar seu filho das forças de Freeza. Ele não perdeu a oportunidade de aproveitar o tempo de viagem para aumentar sua força e cura Gohan com a semente dos Deuses após o pequeno guerreiro ficar gravemente ferido.
No final das contas, é fácil criar uma conexão emocional com os acertos e erros cometidos por Goku durante a sua paternidade. Assim como os pais do mundo real, o personagem precisa lidar com suas imperfeições e ambições para ser o melhor pai que seus filhos poderiam ter!
Gostou de relembrar esses grandes momentos do famoso Saiyajin? Confira mais 8 curiosidades sobre o personagem de Dragon Ball !