Hallmark Channel: conheça o estúdio que só produz filmes de Natal
Tecmundo
Enquanto o Halloween desaparece na névoa, os holofotes se voltam para a próxima grande festividade do ano: o Natal. O Hallmark Channel é especialista no assunto e está pronto para mais uma temporada repleta de produções cinematográficas que vão aquecer seu coração no final do ano.
O canal norte-americano que pertence à Crown Media Holdings tem uma tradição de duas décadas na produção de filmes de Natal que capturam a essência das festas como nenhum outro.
Afinal, quem não ama assistir um conto de natal com casais apaixonados, crianças fofas e xícaras de chocolate quente na mão? Se você é um fã ávido desses filmes, conheça 8 curiosidades sobre o Hallmark Channel e suas produções natalinas que são a definição de "comfort movie"!
A tradição do Hallmark Channel não se limita ao Natal. A programação anual é uma viagem através de várias festas e estações do ano. Começa com os filmes de Ano Novo, passa pelo Dia dos Namorados (comemorado em fevereiro nos Estados Unidos) e segue para temáticas como férias de verão, casamentos, outono e, por fim, a celebração natalina.
No Brasil, muitos se apaixonaram por filmes como Um Amor Com Sete Vidas (2014) e Once Upon a Christmas Miracle (2018), que encapsulam perfeitamente o espírito festivo – ainda que nosso país seja tropical demais para se identificar com os cenários de clima polar.
Se você é um espectador assíduo dos filmes do Hallmark Channel, pode ter notado algumas fórmulas comuns. Os filmes frequentemente apresentam uma mulher de carreira que retorna à sua cidade natal, integrantes da realeza que se apaixonam por plebeus, pequenas empresas que precisam de salvação e duas pessoas que inicialmente se odeiam, mas acabam se apaixonando.
Um Natal de Mudanças (2017) incorpora esses elementos cativantes.
O Hallmark Channel é conhecido por destacar talentos recorrentes em suas produções. Para os executivos do Hallmark Channel e o público do canal, esse fator acrescenta um toque especial aos filmes produzidos.
Brennan Elliott e Lacey Chabert já contracenaram em nove filmes, por exemplo. Andrew Walker e Candace Cameron Bure também são figurinhas carimbadas nos projetos do canal. Walker com 19 filmes e Cameron, 28.
A cada temporada de Natal, o Hallmark Channel presenteia os espectadores com uma chuva de filmes temáticos feitos com um orçamento modesto de cerca de US$ 2 milhões por longa-metragem, segundo Business Insider. O custo é igual ao de um único episódio de séries de TV!
A rapidez das filmagens também é algo impressionante. A maioria é concluída apenas um mês antes de chegar às telas dos espectadores. Haja eficiência para seguir essa produção em escala industrial!
Os filmes seguem uma fórmula certeira: eles incorporam elementos clássicos da cultura norte-americana, como embrulhar presentes, cortar uma árvore de Natal e assar biscoitos. Esse toque encantador dá a tom certo para relembrar aquela sensação especial de que a magia do dia 25 de dezembro, de fato, está entre nós .
A maioria dos filmes do Hallmark Channel é filmada em Vancouver, no Canadá. Isso se deve aos incentivos fiscais da região e à abundância de locações pitorescas, com arquitetura característica de lugares frios e centros comerciais genéricos.
“Todo filme quer aquela cidade pequena e fofa e há tantas cidades pequenas e fofas a uma curta distância da zona cinematográfica”, conta o gerente de produção da Front Street Pictures Jamie Lake ao Empire.
Os filmes são produzidos nos meses de verão do Canadá.
Ainda que a maioria dos filmes seja filmada no verão, a equipe de produção faz uso de caminhões de gelo e cenários brancos para recriar o ambiente invernoso que faz parte dos itens obrigatórios nas produções do canal.
Enquanto você está decidindo como presentear seus entes queridos neste Natal, a equipe do Hallmark Channel já está planejando os filmes para o período natalino do ano que vem!
Esse cronograma adiantado permite que o canal bata recordes, ano após ano, em número de filmes lançados sob a mesma temática. Somente em 2020, eles lançaram 40 filmes originais de Natal.
Com seu serviço de streaming Hallmark Movies NOW, o Hallmark Channel criou um ecossistema de mídia que oferece acesso contínuo a seu conteúdo. E no Brasil, como assistir Hallmark Channel? Os canais de TV a cabo Studio Universal, Telecine e a plataforma da Netflix costumam distribuir produções da Hallmark em seus catálogos ao longo do ano.
Apesar de filmes estarem recheadas de tradições católicas, o Hallmark Channel alega que sua programação "apolítica" e evita controvérsias em seus filmes que podem afastar seu público fiel: mulheres conservadoras, entre 40 e 70 anos, com adoram histórias que ressoam os valores familiares tradicionais.
Geralmente, o casal protagonista é branco e a mulher é padeira.
No entanto, o canal tem evoluído nessa questão ao longo dos anos, introduzindo seu primeiro casal LGBTQ+ em 2020 e diversificando o perfil dos seus personagens, ainda que os atores negros sejam contratados apenas para papeis de apoio.
Agora que você sabe todas essas curiosidades sobre o Hallmark Channel, ficou mais fácil entender como o canal continua a ser referência em filmes que fazem você experimentar o gostinho natalino o ano inteiro!
Quer entrar no espírito festivo? Confira também 10 personagens natalinos de filmes e séries que todo mundo ama !