John Wick 4: afinal, o que significa Baba Yaga?
Tecmundo
Uma coisa é certa: John Wick 4: Baba Yaga (John Wick: Chapter 4), lançado no dia 23 de março deste ano no Brasil, é um grande sucesso aclamado tanto por críticos quanto por fãs. Porém, uma dúvida ainda ronda a cabeça de muitos espectadores que assistiram ao filme dirigido por Chad Stahelski e estrelado por Keanu Reeves: o que significa "Baba Yaga"?
A palavra está no título do quarto filme da saga e é uma espécie de apelido para o assassino altamente treinado John Wick, que é simplesmente o melhor naquilo que faz. De forma simples, no contexto da franquia de ação, "Baba Yaga" significa "Bicho-Papão", que é uma criatura assustadora, que se esconde nas sombras e ataca quando menos se espera de forma letal. Assim como, adivinhe quem? John Wick ! Não à toa, os inimigos do personagem tremem de medo quando escutam o termo "Baba Yaga".
Você sabia, contudo, que a palavra tem origem russa e, no país europeu, tem outro significado? Confira só!
Por que John Wick é chamado de Baba Yaga? Descubra o significada da palavra de origem russa!
O termo "Baba Yaga", no folclore russo, não significa "Bicho-Papão", como os filmes de John Wick dão a entender. No país europeu, a palavra faz referência a uma bruxa que vive em uma casa cujas bases são pernas de galinhas. Ela é parecida com a bruxa da clássica história João e Maria (1812), dos irmãos Grimm, e atrai crianças para seu lar para devorá-las mais tarde.
Além disso, Baba Yaga, na Rússia, é descrita como uma criatura que transita entre os mundos dos vivos e dos mortos, aparecendo em qualquer lugar sem avisos prévios. Bem parecido com John Wick, se pararmos para pensar, que parece ser quase que imortal e surge por todos os cantos para transformar as vidas de seus oponentes em um verdadeiro inferno.
Lembrando que a Lionsgate, produtora da saga de ação, confirmou que John Wick 5 vai acontecer e que a sequência, inclusive, já está em desenvolvimento. Então, ainda veremos mais de Baba Yaga nas telonas!