O Menu: entenda o final do filme de suspense com Anya Taylor-Joy
Tecmundo
Lançado nos cinemas brasileiros em 1 de dezembro de 2022, O Menu, dirigido por Mark Mylod chamou a atenção dos espectadores, sobretudo por seu tom satírico, crítico e cheio de surpresas. Trazendo muitas cenas gráficas para o centro das atenções, junto de um elenco afiado, recentemente, a produção está disponível no catálogo do Star Plus.
Apesar de ter sido considerado por muitos membros da crítica especializada como um dos melhores filmes do ano passado, somente agora é que boa parte do público está tendo a oportunidade de conferir o longa-metragem. E não há dúvidas que o final intrigante de O Menu está mexendo com todos esses espectadores, não é mesmo?
Portanto, logo abaixo, iremos explicar tudo nos mínimos detalhes. Confira!
(Searchlight Pictures/Reprodução)Fonte: Searchlight Pictures
O Menu: qual a história do filme com Anya Taylor-Joy?
ATENÇÃO, SPOILERS À FRENTE!
Dispostos a ter uma experiência exclusiva e restrita, um grupo seleto de pessoas com um certo poder aquisitivo viaja até uma ilha remota para conhecer de perto todas as maravilhas preparadas pelo Chef Slowik (Ralph Fiennes) em seu restaurante. Entre eles, está Tyler (Nicholas Hoult), que convidou Margot (Anya Taylor-Joy) para ser sua parceira nessa noite que tem tudo para ser fantástica.
Ao chegarem na ilha, os convidados são recepcionados por Elsa (Hong Chau), responsável por checar se todos os presentes estão realmente presentes. No entanto, ela logo desconfia de Margot, que, por algum motivo ainda desconhecido, não deveria estar ali. Acontece que Tyler terminou com sua namorada e, como já havia pago a experiência completa para duas pessoas, decidiu trazê-la.
Enquanto Elsa guia os convidados até o restaurante, enfatizando que o Chef Slowik e sua equipe servem apenas aquilo que cultivam no local, Margot parece desinteressada. Há diversos tipos entre eles, incluindo três sócios da empresa que patrocina o restaurante, um casal de meia idade, uma crítica gastronômica e um astro de filmes B. Porém, o que chama a atenção de Margot é a obsessão que Tyler tem com o Chef.
O Menu: o que acontece no final?
Depois de diversas atrocidades cometidas por Slowik e sua equipe, o que inclui cenas muito gráficas de suicídio, assassinato e mutilação, Margot já percebe qual será o seu desfecho se não fizer nada a respeito, tendo em vista que Tyler já sabia o que iria acontecer desde o momento em que a convidou para o jantar.
Dessa forma, sabendo que ela não era bem-vinda entre aqueles convidados, ela decide desafiar o Chef com os mesmos mecanismos psicológicos provocados por ele, tentando se libertar daquela situação.
Ao dizer em alto e bom som que não tem nenhum interesse por aquelas comidas, Slowik pergunta a ela o que seria possível para reverter aquela situação. Então, a partir disso, ele precisa fazer um cheeseburger para que ela possa avaliar. Margot dá a primeira mordida e se vê encantada com aquele sabor, mas pede para levar para a viagem.
(Searchlight Pictures/Reprodução)Fonte: Searchlight Pictures
Derrotado, Slowik e sua equipe não têm mais nada a fazer a não ser atender o desejo da convidada indesejada. Assim, Margot consegue sair do restaurante na base da manipulação. E quando ela finalmente encontra o veículo que a levará de volta ao continente, ela come seu delicioso hambúrguer ao longo da viagem, assistindo, de longe, todos morrerem carbonizados.
Por que Margot pediu um cheeseburger?
A construção da cena final que culminou na saída de Margot do restaurante ocorreu durante diversos momentos do filme. Ao apresentar seus pratos e conversar com os clientes, o chefe de cozinha deixa claro que está descontente com seu alto nível de culinária e os clientes ricos, e a protagonista acaba quebrando isso ao mostrar desinteresse pelos pratos.
A ideia de pedir um cheeseburger, algo simples em comparação aos pratos elaborados do local, veio de uma imagem que Margot encontra na casa do chefe. Ao invadir o local para tentar buscar ajuda, o que fez com que um ator trouxesse o barco para a costa, ela também vê diversos recortes de jornal e imagens, que dão mais contexto para a vida do excêntrico Slowik.
Em uma das fotos, o chefe aparece no início de sua carreira preparando hambúrgueres em uma lanchonete. Como ele havia dito para Margot que estava perdendo o amor por cozinhar, o que o influenciou a fazer um menu mortal, o pedido de uma refeição simples, mas que poderia gerar afeto no chefe, acabou dando certo.