Onde assistir Chaves? Entenda polêmica que fez série desaparecer
Tecmundo
Se o assunto é séries que os brasileiros mais amam, precisamos citar a clássica Chaves . A produção mexicana, criada por Roberto Gómez Bolaños, que também deu vida ao protagonista da narrativa, foi lançada em 1972 e ficou no ar por sete temporadas. Porém, mesmo após todos esses anos, os fãs do seriado não se cansam da história sobre o menino pobre que mora em uma humilde vila e que se envolve em diversas confusões com seus amigos.
Todavia, uma coisa chamou a atenção dos espectadores de Chaves: a série sumiu da televisão e dos serviços de streaming e, atualmente, não pode ser assistida em nenhum lugar. Desde julho de 2020, a produção deixou o canal SBT, que foi seu lar por muitos anos, o canal Multishow e também o Amazon Prime Video, onde também era transmitida. Mas por que isso aconteceu, afinal de contas?
Chaves sumiu do mapa após uma longa disputa judicial; saiba mais!
O motivo para o desaparecimento de Chaves é uma disputa judicial pelos direitos autorais do programa, que gira em torno dos herdeiros de Roberto Gómez Bolaños. Estes não aceitam que a Televisa, produtora original da série, ainda tenha as fitas da obra e parte dos direitos sobre ela. Por isso, Chaves precisou ser retirado de todos os canais e streamings em que estava disponível, uma vez que não há uma concordância entre Televisa e os filhos de Bolaños.
Isso, inclusive, impediu que a Globo continuasse com os direitos de transmissão de Chaves, uma vez que esbarrou em diversas burocracias e no mencionado conflito legal. E não é apenas Chaves que está fora do ar em decorrência dessa situação. Chapolin, outra famosa criação de Bolaños, e que também já foi transmitida pelos canais SBT e Multishow, não vê as telas há um bom tempo por conta da disputa, que tem deixado os fãs sem saber o que acontecerá com as amadas produções.
Bolaños faleceu em 2014 e foi casado com Florinda Meza, atriz que interpretou Dona Florinda em Chaves . Ao todo, Roberto Bolaños teve seis filhos em seu primeiro casamento. Porém, não ficou claro se todos estão envolvidos no processo judicial com a Televisa.