Home
Entretenimento
Oppenheimer perde para Homem-Formiga e está fora do Oscar de efeitos visuais
Entretenimento

Oppenheimer perde para Homem-Formiga e está fora do Oscar de efeitos visuais

publisherLogo
Tecmundo
08/12/2023 20h00
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/15925151/original/open-uri20231208-18-1k06qrc?1702066604
©TecMundo
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, responsável pela organização do Oscar, divulgou nesta quinta-feira (7) a lista de pré-indicados ao prêmio de Melhores Efeitos Visuais. Na seleção de filmes, uma ausência em especial foi notada pelo público.

Ao todo, são 20 longas-metragens que fazem parte do filtro, que será reduzido para cinco competidores na lista final. Os indicados de todas as categorias serão divulgados oficialmente no dia 23 de janeiro de 2024.

Veja quais são os pré-indicados na categoria de Melhores Efeitos Visuais:

A cerimônia do Oscar acontece no dia 10 de março de 2024.

A principal ausência da lista, de acordo com muitos dos comentários nas redes sociais, foi Oppenheimer. A cinebiografia do físico teórico que liderou a criação da bomba atômica foi dirigida por Christopher Nolan e bastante elogiada pelos aspectos visuais, em especial no teste definitivo da tecnologia.

São muitas as reações negativas à pré-lista, em especial porque algumas das produções foram criticadas no lançamento justamente pelos efeitos de computação gráfica (GCI) — caso de Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania, por exemplo.

Why is Ant-Man and the Wasp: Quantumania on the list when we got this? pic.twitter.com/ejjtvjPP6P

QUANTUMANIA MADE IT BUT NOT OPPENHEIMER ????? pic.twitter.com/rOse2dM1EA

How is Oppenheimer not on the list? There are a lot of bad movies with questionable VFX on that list.

ANT-MAN!? OVER OPPENHEIMER!?

Por outro lado, há quem acredite que o próprio Nolan contribuiu para que a produção ficasse de fora dessa disputa. Em entrevistas, o diretor citou que Oppenheimer não tem cenas de CGI , preferindo utilizar efeitos de ilusão com fogo e fumaça e até explosivos reais para replicar os efeitos desejados.

Homem-Formiga e a Vespa: QuantumaniaHomem-Formiga e a Vespa: Quantumania

Mais tarde, o supervisor de efeitos do filme, Andrew Jackson, explicou que a declaração foi interpretada como uma generalização. "Efeitos visuais podem englobar muitas coisas", diz o profissional, não sendo apenas uma tela verde ou objetos adicionados na pós-produção.

Além disso, Oppenheimer de fato apresenta efeitos não-práticos ao sobrepor camadas de elementos filmados em ocasiões diferentes. A categoria de Melhores Efeitos Visuais envolve a avaliação de todos essas adições "especiais", não apenas por computação gráfica.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também