Oscar 2023: confira filmes no catálogo do Disney Plus e Star Plus
Tecmundo
No dia 12 de março, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos vai promover a entrega do Oscar, uma premiação que está chegando à sua 95ª edição. Entre os indicados, estão filmes de cineastas consagrados, como Steven Spielberg, James Cameron e Guillermo del Toro, além da presença de novos talentos e dois filmes falados em língua não-inglesa na categoria principal.
E se você está engajado na maratona do Oscar deste ano, saiba que nas plataformas de streaming disponíveis no Brasil, é possível assistir a algumas produções específicas. Portanto, logo abaixo, você vai poder conferir quais filmes indicados nesta cerimônia estão presentes no catálogo do Disney Plus e também do Star Plus. Aproveite!
(Marvel/Reprodução)
De forma inédita, a academia reconheceu pela primeira vez a atuação de algum membro do elenco dos filmes do MCU. Nesse sentido, Angela Bassett, intérprete da Rainha Ramonda de Wakanda, surgiu entre as nomeadas na categoria de Melhor Atriz Coadjuvante.
Seu desempenho foi bastante elogiado tanto pelos fãs da Marvel quanto pela crítica especializada, destacando todas as nuances de construção de sua personagem.
Na trama, depois da morte de T’Challa (vivido por Chadwick Boseman), Wakanda se vê em meio a uma nova ameaça. E agora, sem um herói para lutar pela nação, a vulnerabilidade dessa superpotência tecnológica é visível.
(Pixar/Reprodução)
Por mais um ano, a Pixar figura entre os indicados a Melhor Animação em longa-metragem. Vencedora de diversos prêmios nesta categoria, sendo o último deles em 2021 com Soul, o candidato da vez é Red: Crescer é uma Fera (Turning Red, no original).
Contando com direção de Domee Shi, a produção narra a história de Mei, uma garota de 13 anos de idade, que passa por um período bastante turbulento na vida de qualquer adolescente: a puberdade. Em meio a diversas mudanças, quando se sente estressada, Mei se transforma em um panda vermelho gigante, deixando tudo ainda mais complexo em sua rotina.
(Disney Plus/Reprodução)
Não só de longas-metragens vive o Oscar. Entre as categorias de curtas, está Le Pupille, indicado a Melhor Curta-Metragem de Livre Atuação (ou Live-Action). Com cerca de 37 minutos de duração, o filme italiano, dirigido pela cineasta Alice Rohrwacher e com produção de Alfonso Cuarón, conta a história de diversas crianças mantidas em um internato para meninas durante a Segunda Guerra Mundial.
Entre elas, está Serafina (Melissa Falasconi), uma jovem rebelde que deseja se libertar ao longo das comemorações natalinas no local, algo que é visto com maus olhos pelas freiras que zelam pelas garotas, sobretudo a Madre Superiora Fioralba (Alba Rohrwacher).
(National Geographic/Reprodução)
Entre os indicados deste ano na categoria de Melhor Documentário em Longa-Metragem, é preciso destacar um dos trabalhos mais interessantes da temporada. Vulcões: A Tragédia de Katia e Maurice Krafft (Fire of Love, no original), assim como seu subtítulo entrega, conta um episódio bastante impactante que, infelizmente, tirou a vida dos pesquisadores vulcanologistas franceses Katia e Maurice Krafft.
A produção do National Geographic é construída a partir de imagens de arquivo, organizadas em uma linha dramática pela cineasta Sara Dosa, contando com narração da cineasta e escritora Miranda July. Ambientado em 1991, o longa mostra como os estudiosos se dirigiram ao Monte Unzen, no Japão, sendo pegos de surpresa por sua erupção.
Assista ao filme no Disney Plus.
(Searchlight Pictures/Reprodução)
Para fechar a lista, é preciso falar de um longa-metragem que ainda não está disponível oficialmente, mas que chegará em breve ao catálogo do Star Plus. Ainda em cartaz nos cinemas em algumas cidades, Os Banshees de Insherin é o filme com maior número de indicações dentre todas as produções recomendadas aqui.
Elas são: Melhor Filme, Melhor Ator (para Colin Farrell), Melhor Ator Coadjuvante (para Berry Keoghan e Brendan Gleeson), Melhor Direção (para Martin McDonagh), Melhor Atriz Coadjuvante (para Kerry Condon), Melhor Roteiro Original (para Martin McDonagh), Melhor Trilha Sonora (para Carter Burwell) e Melhor Montagem (para Mikkel E.G. Nielsen).
Ambientada na ilha fictícia de Inisherin, localizada na Irlanda durante os anos 1920, conta a história de Pádraic (Farrell), que certo dia descobre que seu melhor amigo, Colm (Gleeson), não deseja mais ter sua amizade. A partir disso, esse último ameaça Pádraic a se afastar, se não irá arrancar seus dedos com uma tesoura.
O Oscar 2023 acontece em 12 de março deste ano, sendo apresentado mais uma vez pelo apresentador Jimmy Kimmel. No Brasil, a transmissão acontecerá em tempo real por meio do HBO Max.