The Office: por que Michael Scott odeia tanto Toby?
Tecmundo
Uma coisa é fato: The Office , série de comédia criada por Greg Daniels, Ricky Gervais e Stephen Merchant, marcou a história da televisão mundial. Original do canal norte-americano NBC, a obra contou com 9 temporadas e explorou em sua trama as vidas singelas dos funcionários da empresa de papel Dunder Mifflin. Os personagens da atração, aliás, sempre foram considerados os grandes elementos para o sucesso do seriado, que conquistou milhões de fãs fiéis ao redor do mundo.
E, por falar nos personagens de The Office, Michael Scott (Steve Carell) e Toby Flenderson (Paul Lieberstein) sempre foram dois dos favoritos dos espectadores. Especialmente por conta da rivalidade cômica entre os dois (se é que podemos rotular a relação entre os dois dessa maneira, já que apenas Michael nutria a tal rivalidade).
Mas afinal, por que Michael odiava tanto Toby? Quais são as origens do ódio do gerente pelo representante de recursos humanos? Vamos entender!
Michael e Toby sempre tiveram problemas. Mas quais são os motivos para a rivalidade entre os dois?
Antes das explicações, uma curiosidade interessante: a princípio, os roteiros de The Office não indicavam nada sobre Michael odiar Toby. Ou seja, os dois não foram projetados para serem inimigos. Quem revelou a informação foi o próprio Lieberstein, que, além de viver Toby na série, também foi roteirista e produtor na atração de comédia. "Nós nunca nos reunimos para definir 'ok, e se Michael odiasse Toby?'. Meio que só aconteceu", disse o artista em entrevista ao podcast Ironclad .
Segundo Lieberstein, a rivalidade entre os personagens começou para valer durante a quarta temporada de The Office, quando Carell se "irritou" com a presença de Lieberstein em uma cena específica, na qual Toby entra no escritório de Michael para assinar um cartão de aniversário, mas demora bem mais do que o esperado.
"Eu entrei no escritório dele, escrevi no cartão e saí, mas demorou bastante, e Steve me disse que ele sentiu, durante a cena, um ódio enorme crescer dentro dele... foi assim que nasceu [a treta entre os dois]", explicou o ator.
Além disso, um dos grandes motivos (se não o principal) para Michael odiar Toby é o fato de que ele representa o oposto daquilo que o gerente da Dunder Mifflin gosta e acredita. Michael é intrusivo, adora fazer piadas inapropriadas e procrastinar durante o trabalho. Toby, por outro lado, faz parte da matriz da Dunder Mifflin e é responsável por frear Michael e se certificar de que este está se comportando corretamente e trabalhando com eficiência.
Em outras palavras, Toby acaba segurando Michael em muitos momentos, impedindo que este transforme o escritório em um caos. Como o próprio Michael diz várias vezes durante a série, ele considera seus colegas de serviço como membros de sua família, porém, Toby não faz parte dela, já que não compactua com suas práticas e está por perto apenas para repreendê-lo.